Curta da periferia de SP vai a festival em Londres

Foto: Divulgação Filme Samba e Silêncio
Um curta-metragem feito por 14 jovens da periferia de São Paulo, foi selecionado para integrar um festival em Londres.
O filme “Samba e Silêncio”, dirigido por Bianca Martino, de 19 anos, será exibido no InShort Film Festival, como parte da mostra “Brazil in Focus”.
A mostra inclui outros cinco curtas nacionais: os documentários “Meu Guri – Além do Castigo” (2014) e “Proibidão” (2012), as ficções “Nego” (2011) e “A Rua É Pública” (2013), e o experimental “Maldito Judim” (2010).
O filme “Samba e Silêncio” foi realizado como trabalho final de um curso gratuito de cinema
E nem bem estreou aqui e já foi selecionado para o festival e que acontece até o dia 5 de setembro.
O curta foi realizado por alunos do curso É Nóis na Fita – aberto no início de 2014 em São Paulo.
O filme
A trama, de pouco mais de cinco minutos e apresenta uma família (a mãe, Cida, e o filho, Jonathan) que enfrenta a perda do pai, Tião, morto de forma repentina.
O homem deixou a rádio comunitária que comandava e uma mulher em depressão, que coloca um disco na vitrola para manter vivas suas lembranças.
O filho resolve, então, continuar a trajetória do pai e dar um novo ânimo à mãe.
A trilha do filme tem a música “Por um Fio”, interpretada pelo grupo paulistano Filarmônica de Pasárgada.
“Samba e Silêncio” foi rodado num único sábado de novembro, em três locações no bairro do Brás.
A equipe trabalhou com atores profissionais, mas contou com a boa-vontade da caseira da Escola Estadual Padre Anchieta – onde o curso de dois meses foi ministrado – para filmar na casa dela, no terreno do próprio colégio.
“A dona Ana cozinhou para nós, fez um macarrão excelente. Ela aparece nos créditos finais de agradecimento”, conta a roteirista Marina Carafini, 20.
“Quando fomos escolhidos para o Cine Inclusão foi uma felicidade, a gente achava que o filme não seria visto em lugar nenhum. E a gente nem tinha noção de que estava concorrendo para passar em Londres. Gostaria muito de saber o que eles vão achar, porque não vou estar presente”, diz Marina.

Foto: Filme Sobre Viver
Dramas e sonhos
Além de passar no festival de Londres, “Samba e Silêncio” e mais dois curtas (“Isabela” e “Sobre Viver”) estarão presentes no Festival Cine Inclusão, de 9 a 19 de setembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
O evento vai reunir 26 curtas-metragens (documentários e contos ficcionais) assinados coletivamente, cuja temática se concentra na realidade, nos dramas e sonhos de jovens da periferia paulistana.
Com informações Cinema Uol