Viagem ao Uruguai de carro: boas surpresas

Por Thiago Inter, do Próximo Embarque
Nossa viagem ao Uruguai começou com uma pesquisa bem completa sobre as estradas do país vizinho: como era dirigir por lá, se valia a pena, entre outros problemas que poderiam aparecer.
Mas tudo não passou de medo de quem nunca havia se aventurado em dirigir por estradas internacionais.
Se você pensa em visitar o Uruguai, aqui estão algumas dicas para alugar um carro e visitar as principais cidades.
Tudo isso facilitado pelas boas condições das vias, pelo preço e também pela liberdade em poder escolher para onde você quer ir.
Em terras uruguaias
Nossa previsão era chegar de barco em Colonia del Sacramento (saindo de Buenos Aires) e encontrar um carro para viajar pelas cidades do Uruguai.
Aproveitamos o veículo para conhecer a cidade de Colonia e partimos no começo da noite para Montevidéu (onde nos hospedamos) e no dia seguinte fomos a Punta del Este.
Tudo isso respeitando nosso tempo, sem ninguém para definir por onde passaríamos, ou por quanto tempo ficaríamos nos lugares que visitamos.
Chegando ao terminal de barco em Colonia del Sacramento. Logo na saída, existe um monte de locadoras de veículos.
A dica é pesquisar os arredores do porto e não resolver de cara na locadora que fica no terminal, que é mais cara.
Saia de lá e ande alguns metros à frente e na rua paralela. Tem muita locadora, cada uma com taxas e condições diferentes.
Depois de uma boa pernada, escolhemos uma que ficaria mais barata e com quilometragem livre além de um aparelho de GPS para nos guiar pelas estradas.
Assim como no Brasil, eles pedem uma reserva no cartão de crédito, que varia entre US$ 500 a US$ 1.000. Mas isso é negociável, portanto, barganhe!
As estradas
As estradas do Uruguai são ótimas, seguras, bem conservadas e bem sinalizadas.
Na rota entre Colonia e Montevidéu (178 hm) e entre Montevidéu e Punta del Este (136), as pistas são duplicadas e bem tranquilas de transitar.
Fique atento! Tem alguns pedágios no caminho da Capital para Punta. Reserve dinheiro para pagar na ida e na volta, nada tão caro e isso mantém a qualidade das vias.
Dicas importantes
A população do Uruguai (país inteiro) é de mais ou menos 3 milhões de pessoas. Parece que 60% desta população está em Montevidéu. Ou seja, prepare-se para o caos do trânsito, lógica de trânsito diferente da nossa, entre outras aventuras.
Ao chegar em Colonia bata perna e barganhe os preços dos veículos.
Sempre ande com os faróis do carro ligados, tanto de dia quanto à noite, é lei no Uruguai.
Não precisa de carteira de motorista internacional, para alugar um carro e dirigir por lá – assim como em vários outros países, inclusive na Europa – basta levar sua carteira de motorista nacional e passaporte, além de um cartão de crédito com um bom limite para reservar o crédito do seguro.
Agora é só curtir, comer onde quiser, caminhar pelas belas praias de Punta del Este, além conhecer as cidades vizinhas.
Tudo isso com a liberdade do seu tempo.
Com informações do PróximoEmbarque