Fontana di Trevi é restaurada e reinaugurada

Fontana di Trevi, o monumento que foi o cenário de uma das cenas mais famosas do cinema italiano – em La Dolce Vita, de Federico Fellini, Anita Ekberg entra na água e convida Marcello Mastroianni a fazer o mesmo – foi reinaugurado terça-feira, 3 de novembro.
Depois de 17 meses de trabalho, e antes da data inicialmente prevista para o final de 2015, a água volta a correr na Fontana de Trevi.
E agora vai ser possível jogar a tão famosa moedinha, fazendo os pedidos e ouvindo o som do níquel na água.
A restauração foi financiada por Fendi e demorou 516 dias, com o trabalho de 26 restauradores para completar recuperação total da fonte monumental, projetada no início do século XVIII por Nicola Salvi.
O financiamento
A restauração custou cerca de 2,2 milhões de euros, cerca de 9 milhões de reais, teve início em Junho de 2014 e foi executada sob a supervisão da Superintendência de Patrimônio Cultural de Roma Capital.
“Durante o período de restauração pra realizar os painéis com passarela e telhado transparente, acessível a visitantes diretamente a partir da praça, foi permitido ver a Fontana de Trevi, numa perspectiva única. “
“Além da Fontana de Trevi, a iniciativa também restaurou as Quatro Fontes que compõe o monumento e durou mais de 90 dias manutenção e modernização do sistema hidráulico.
Foi instalado um novo sistema permitindo uma proteção mais eficaz e conservação da banheira de mármore e estrutura monumental.



Com informações Corriere Della Sera