A maior usina solar do planeta será no deserto do Saara

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para A maior usina solar do planeta será no deserto do Saara
Foto: Divulgação

Uma imensa usina de energia solar…imensa não. Estamos falando da maior usina do mundo!

Sabe onde será? No deserto do Saara.

Agora que chega a notícia parece até meio obvio, mas ninguém havia feito isso antes, apesar de todo sol e calor existe no deserto…

A primeira fase já entra em operação este ano. Cerca de 2 bilhões de dólares, quase 8 bilhões de reais,  terão sido gastos na sua construção e instalação.

A expectativa é que a usina gere 500 MW e ocupe um espaço equivalente ao de Rabat, capital do Marrocos.

A usina está sendo construída em Ouarzazate, cidade conhecida como “a porta do deserto”, por ser uma das entradas para o deserto do Saara.

Tecnologia

A tecnologia que será empregada por lá não é a mesma dos tradicionais painéis fotovoltaicos. Serão utilizados espelhos curvados de cerca de dez metros de altura.

Essas estruturas estarão ligadas a canos com um líquido dentro. Assim que o líquido esquenta e é transformado em vapor, uma turbina gera a eletricidade.

Se hoje o Marrocos compra de outros países quase toda sua energia, a ideia é que com essa usina o país possa até exportar energia para a Europa.

Produção

Alguns cientistas afirmam que se todos os desertos do mundo fossem utilizados para capturar energia solar, a demanda energética da humanidade estaria garantida por um ano.

A usina vai mudar a realidade do povo marroquino. Lá 97% da energia utilizada vêm de fora.

Mesmo tendo cerca de três mil horas ensolaradas por ano, até hoje isso não é aproveitado para gerar energia.

Lançamento

A primeira fase do projeto deve ser lançada já em novembro desse ano – só esse trecho conta com 500 mil espelhos solares espalhados por 800 fileiras.

A ideia é que a usina fique pronta até 2020.

Com informações da Galileu