Embrapa cria hambúrguer de caju: 50% menos calorias

Excelente notícia para vegetarianos, veganos e para quem precisa emagrecer!
Acaba de ser criado o hambúrguer de caju.
Ele é feito com fibras do caju, que normalmente são descartadas nas fábricas de suco porque não tinham utilidade.
Isso até a Embrapa Agroindústria Tropical no Ceará desenvolver duas formulações de hambúrguer, tendo como principal ingrediente exatamente essas fibras.
2 receitas
A primeira receita criada é para a produção industrial: ela mistura as fibras de caju com proteína de soja, além de outros ingredientes, e requer equipamentos industriais.
Já a outra tem como base proteica o feijão-carpi (também conhecido como feijão-de-corda) e foi planejada para a produção doméstica para oferecer uma alternativa de renda a agricultores familiares.
Sabor melhorado
“Percebemos que existiam alguns problemas, que o pessoal reclamava que era muito fibroso, de difícil digestão e o sabor não era lá muito bom. Resolvemos fazer algumas misturas com outros produtos para aumentar o teor de proteínas e melhorar a questão sensorial“, explica Janice Lima, pesquisadora da Embrapa, em entrevista à Tribuna do Ceará.
“Usamos tanto a massa de feijão – semelhante a massa do acarajé -, quanto a proteína isolada de soja. Um pensando em uma produção mais caseira e o outro pensando numa produção mais industrial”, completa.
Emagrece
O hambúrguer de caju tem apenas metade das calorias do seu similar de carne bovina e pode ser uma boa alternativa para compor dietas com restrição ao consumo de proteína animal.
Com informações da Tribuna do Ceará

População de tigres dobra na Índia, em 10 anos; veja como conseguiram
Cegonha branca rara, desaparecida há 600 anos é avistada na natureza
Conheça o empresário brasileiro que já plantou 400 mil árvores em risco de extinção no PR
Garoto brasileiro cria bomba eólica barata para levar água a famílias do Nordeste e ganha prêmios
Brasileira transforma guarda-chuvas que iam para o lixo em roupas e fatura R$ 200 mil
Ciclista flagra rio seco voltando a encher na Bahia após fenômeno “cabeça d’água”; vídeo
Bombeira se aposenta, ganha homenagem e se emociona: “hora de cuidar de mim”; vídeo
Começa Feirão Limpa Nome; veja onde negociar dívidas com 99% de desconto
20 anos sem Gisberta, a brasileira que virou música e obrigou Portugal a combater a transfobia
Criança interrompe missa com gatinho e pede para o padre abençoar o felino; vídeo
Autista, filha de doméstica e pai analfabeto, é aprovada em Medicina: “quebra de ciclo histórico”
Desconhecidos recolhem refrigerantes derramados na pista, devolvem ao motorista e vídeo bate 7 milhões