Paris ganha 1º mercado totalmente sem embalagens

Já pensou na quantidade de lixo que deixaríamos de produzir – e também no montante de dinheiro que economizaríamos – se toda vez que fossemos ao mercado, comprar um shampoo, detergente ou biscoito, levássemos nossas próprias embalagens?
A capital francesa prova que isso é possível e acaba de ganhar seu primeiro supermercado totalmente sem embalagens, como já aconteceu em Berlim, na Alemanha.
Batizado de Biocoop 21, uma homenagem à COP 21 (21ª Conferência de Clima da ONU que acontece neste ano), o supermercado não possui sequer uma bandejinha de isopor ou insulfilm plástico para embalar os produtos. Tudo lá é vendido a granel.
Para fazer compras, é preciso trazer de casa suas próprias embalagens – o que também barateia os produtos.
Para os mais esquecidos (ou, então, para aqueles que não planejavam parar no mercado), o Biocoop 21 oferece frascos de vidro e sacolas reutilizáveis feitas de algodão orgânico, entre outras embalagens para carregar as compras.
A loja vende cerca de 250 tipos de produtos – entre eles pães, frutas, legumes, massas, arroz, iogurte, manteiga e queijo. Tudo orgânico e, em sua maioria, fabricado por produtores locais.
Aberta desde o início de novembro, a loja já tem data certa para fechar: 30 de dezembro.
É que, por enquanto, o Biocoop 21 é uma experiência. Mas, se fizer sucesso, a marca de produtos orgânicos Biocoop promete reabrir a loja e até ampliá-la.
Assista ao vídeo da iniciativa, em francês:
Com informações do TheGreenestPost

Agricultor fura poço no quintal atrás de água e encontra possível reserva de petróleo
Príncipe William mandou R$ 7 milhões para reflorestar a floresta Amazônica
População de tigres dobra na Índia, em 10 anos; veja como conseguiram
Cegonha branca rara, desaparecida há 600 anos é avistada na natureza
Conheça o empresário brasileiro que já plantou 400 mil árvores em risco de extinção no PR
Garoto brasileiro cria bomba eólica barata para levar água a famílias do Nordeste e ganha prêmios
Bombeira se aposenta, ganha homenagem e se emociona: “hora de cuidar de mim”; vídeo
Começa Feirão Limpa Nome; veja onde negociar dívidas com 99% de desconto
20 anos sem Gisberta, a brasileira que virou música e obrigou Portugal a combater a transfobia
Criança interrompe missa com gatinho e pede para o padre abençoar o felino; vídeo
Autista, filha de doméstica e pai analfabeto, é aprovada em Medicina: “quebra de ciclo histórico”
Desconhecidos recolhem refrigerantes derramados na pista, devolvem ao motorista e vídeo bate 7 milhões