Vem aí a internet 100 vezes mais rápida que o Wi-Fi

A internet de sua casa, do seu trabalho, anda lenta? Isso pode estar com os dias contados.
A tecnologia de transmissão de dados sem fio WiFi está prestes a se tornar ultrapassada.
É que indicam os primeiros testes de uma nova tecnologia, chamada de LiFi, que consegue transmitir 1GB de dados por segundo. Isto representa uma velocidade 100 vezes maior que o atual WiFi.
E a transmissão pode ficar ainda mais rápida: a empresa de tecnologia Estonia Velmenni, que realiza estes experimentos, diz que testes realizados em laboratórios na Universidade de Oxford alcançaram 22GB por segundo.
A tecnologia LiFi, abreviação para “Light Fidelity” (Fidelidade da Luz, em tradução literal) usa ondas de luz para a transmissão, empregando diodos emissores de luz (LED).
“Criamos uma solução de iluminação inteligente para uma área industrial na qual a comunicação de dados se realiza através da luz. Também estamos fazendo um projeto piloto, criando uma rede de LiFi para acessar a internet no escritório”, disse Deepak Solanki, diretor-geral da Velmenni.
Como
Em 2011, o criador desta tecnologia, o cientista Harald Haas, da Universidade de Edimburgo, demonstrou que com apenas um LED é possível transmitir mais dados do que com uma antena de telefonia.
O LiFi permite que uma lâmpada tenha duas funcionalidades: iluminar e garantir a conectividade com o roteador.
A tecnologia foi apresentada em 2012, na feira Consumer Eletronics Show, evento internacional com tecnologias para consumo, em Las Vegas.
Em uma demonstração, dois smartphones a uma distância de 10 m trocaram dados entre si através da variação da intensidade da luz de suas telas.
Demonstrou-se, também, que o LiFi é mais seguro que o WiFi, não interfere com outros sistemas e poderia ser usado sem problemas em um avião, por exemplo.
Mas, apesar de suas vantagens, o novo sistema não deverá substituir o WiFi por completo num futuro próximo. Pelo contrário.
Segurança
Ambas as tecnologias poderão ser usadas em conjunto para criar redes mais seguras e rápidas. E pesquisadores trabalham na adaptação dos atuais dispositivos, para que sejam compatíveis com Lifi.
A PureLifi, empresa criada por Haas e sua equipe, oferece um aplicativo para um acesso sem fio seguro.
A empresa francesa de tecnologia Oledcomm está instalando o seu próprio sistema de LiFi em hospitais.
Ao mesmo tempo, empresas como Samsung, LG e outras fabricantes de dispositivos eletrônicos estão interessadas em criar smartphones com sensores de luz LiFi.
Só há um inconveniente: a luz não consegue atravessar paredes.
Com informações da BBC

Meta lança óculos de grau com IA em parceira com a Ray-ban; novas funcionalidades
Veja como fazer pagamentos com a palma da mão, sem cartão; vídeo
Óculos com IA para pessoas com demência ajuda em tarefas diárias
Esvaziar do lixeira do WhatsApp libera memória e evita travar o celular; veja como fazer
Imposto de Renda 2026 terá restituição automática a quem não declarou; entenda
Meta vai pagar R$ 5 mil para quem criar conteúdo no Facebook; veja como funciona
Cacau Show doa chocolate para menino que viralizou com ovo de Páscoa minúsculo
Cacau Show para fábrica por um dia e produz 1 milhão de ovos de páscoa para crianças em situação de rua
Quem é o advogado que nasceu com deficiência, foi dado para adoção e venceu; video
Exame de sangue brasileiro que detecta câncer de mama em estágio inicial chegará ao SUS
Fome infantil caiu 30% no Brasil; menor índice desde 2004; diz MDS
Menino fica triste ao ver idoso comendo sozinho e dá lição de gentileza na Páscoa; vídeo