Suíça: Natal coberto de luxo, luzes e neve

Por Ninna Crot, de Savigny, na Suíça, para o SoNotíciaBoa
A magia do Natal suíço transborda por todos os lados do país.
Considerado por muitos como um sonho é simplesmente divino.
Os habitantes começam a decorar suas casas, jardins, praças e lojas com mais de um mês de antecedência do tão sonhado 25 de dezembro e abraçam com carinho a chegada da neve.
Natal na Suíça sem neve não é Natal.
E não é só para as crianças que aguardam ansiosas para irem à montanha esquiarem e montarem em seus jardins o famoso boneco de neve.
Os adultos também decoram suas casas com carinho e ostentação.
Feiras de Natal
Todos os estados e cidades da Suíça organizam suas feiras de natal.
Uma das mais importantes e badaladas feiras natalinas fica por conta da cidade turística do estado de Vaud, em Montreux.
O nome da cidade em si « Montreux » já vem com um certo ar de imponência, requinte e charme.
Ha 21 anos, que a Feira de Natal de Montreux encanta os cerca de 500 mil visitantes anuais de toda a Suíça e do redor do mundo com recepção calorosa e amigável de seu festival de cores do show deslumbrante que acontece no coração do inverno de 20 de novembro a 24 de dezembro.
Montreux é formado a partir das margens do Lac Lémann (Lago de Genebra) para o topo das montanhas próximas.
A Feira de Natal oferece muitas atividades e presentes que encantam visitantes de todas as idades.
A visita à casa ao verdadeiro papai noel Rochers-de-Naye (dos rochedos de Naye) faz com que todos descubram a autêntica vila do Natal em Caux e o encantamento medieval no interior do lendário Château de Chillon (Castelo de Chillon).
Homenagem à Hungria
Não bastasse o charme propício da hospitaleira cidade de Montreux, todos os anos ela traz um convidado de honra de diferentes países, além é claro dos 150 artesãos e comerciantes locais.
Neste ano, o convite foi feito à Hungria que aceitou cheia de orgulho, montar seu estande junto aos participantes da feira mais disputada de Vaud.
Orgulhosa de suas tradições européias, sua arte popular, seus valores culturais clássicos e modernos, a Hungria mostra a culinária picante e refinada além de seus excelentes vinhos.
O país se apresenta aos bordos do Lago Lemann dentro de um castelo húngaro.
Um lugar onde os visitantes podem conhecer Matyó, representante da arte e da cultura popular húngara.
Ornamentada com trajes tradicionais, decorados com flores coloridas e de estampas poderosas a Hungria por meio da dança, da cultura residencial, do artesanato e da arte popular foi colocada em 2012 na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO.
Os húngaros vieram preparados para a feira de Natal em Montreux com exposições de artesanato, apresentações folclóricas e presentes especiais para venda.
Durante a feira de natal, o “Magyar Csárda” (pousada ou taberna húngara) será aberta com o menu dos pratos mais conhecidos da cozinha húngara: goulash, por exemplo, que é um ensopado de carne e panquecas acompanhados por vinhos húngaros saborosos.
O estiloso Natal de Lausanne
A famosa e sofisticada Lausanne (capital do estado de Vaud) traz um Natal cheio de glamour e sofisticação.
Com seu estilo arrojado e exuberante, Lausanne acolhe em seu centro lojas de grifes arrojadas como: Hermès, Prada, Louis Vuitton, Bang&Olufsen, Bongénie Grieder (onde estão instaladas as mais luxuosas marcas de todo o mundo) entre outras beldades do glamouroso mundo das marcas.
As vitrines dessas lojas não deixam a desejar. Iluminadas e muito bem decoradas chamam a atenção de todos os visitantes.
A feira de Natal de Lausanne é uma adolescente, tem apenas 15 anos, recebe todos os anos em torno de 150 e 300 mil visitantes que se espalham entre as Praça Saint-François e Praça de Palud. Durante as festas de fim de ano a magia do Natal toma conta de Lausanne.
As pessoas podem descobrir o espírito natalino e suas tradições em um ambiente aconchegante e fascinante onde se pode saborear os deliciosos produtos da feira de Natal e passear pelas ruas à noite em busca de presentes originais, além de admirarem o exuberante show de luzes que oferece a cidade de Lausanne.
A feira de Lausanne também começa de 20 novembro a 24 de dezembro e faz com que o mercado de fim de ano seja mais contemporâneo, inovador e atraente, mantendo as fortes raízes tanto no solo e artesanato quanto na culinária criativa do país.
As Feiras de Natal tanto de Montreux quanto de lausanne começam nos mesmos dias e horários.
Segunda-feira a quinta-feira das 14 horas às 20 horas, sexta-feira das 11 horas às 22 horas, sábado das 10 horas às 22 horas e domingo da 14 horas às 20 horas.
Bares e restaurantes fecham em geral duas horas após o término na feira.

Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara
Sai ranking das melhores cafeterias; tem 7 brasileiras na lista
Bairro da Liberdade (SP) é eleito um dos melhores destinos turísticos do mundo
COP 30 vai ter caipirinha com frutas da Amazônia: coquetelaria sustentável
Comer arroz com feijão reduz risco de doenças, confirma novo estudo
Panetone de chocolate brasileiro é eleito o segundo melhor do mundo, na Itália
Amizade improvável entre menino e bem-te-vi encanta as redes; vídeo
Brasil lança guia para livrar galinhas de confinamento na indústria hoteleira e de alimentos
Michael Jackson é o artista morto que mais faturou em 2025; veja ranking da Forbes
Alerta de relógio inteligente salva brasileiro de infarto fulminante
Menino de 9 anos doa células-tronco e salva o pai com leucemia; já tiveram alta
Nícolas Prattes diz que filme “Minha Vida com Shurastey” vai “aquecer o coração”