A neve encobre a Suíça: é Natal!

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para A neve encobre a Suíça: é Natal!
Foto: Ninna Crot|Foto: Ninna Crot

Por Ninna Crot, de Savigny, na Suíça, para o SoNotíciaBoa

É Natal e a neve cobre grande parte da Suíça.

As pessoas fazem decorações abundantes e cantam nas ruas.

As crianças vestem-se de tradições natalinas e disfarçadas apresentam-se aos seus vizinhos, que os recompensam com um pequeno presente, que pode ser, uma laranja, uma barra de chocolate e ou um pequeno pão de açúcar.

Muitas decorações são feitas pelos próprios habitantes, que dão presentes aos amigos e vizinhos na ocasião do Natal.

Na Suíça, comemora-se o Natal com o um bolo redondo feito de creme fresco e calda de pêra.

Quatro semanas antes da véspera do Natal as crianças  têm como tradição preparar o calendário que antecede o dia 25 de dezembro, juntamente com uma coroa decorada com maçãs, pinheiros e quatro velas que são acesas nos domingos que antecedem a vinda do Menino Jesus.

Em alguns locais suíços, comemora-se no dia 6 de dezembro o dia de São Nicolau (Saint-Nicolas), também chamado de “Samichlaus”.

É na ocasião do Natal que as crianças consideradas bons filhos são recompensadas ​​com laranjas e doces, enquanto crianças desobedientes são repreendidas pelo terrível bicho-papão!

Festival

Natal é também um momento de diversão para adultos! É a ocasião do grande festival, onde os moradores vão às ruas ornamentados com uma lanterna na cabeça, assim como personalidades importantes das cidades, especialmente, os cantores e outras estrelas.

Alguns se vestem de magos e participam de uma procissão feita à todas as vilas onde cantam várias canções, como faziam os três reis magos.

A véspera de Natal é comemorada, de preferência, com a família ao lado de uma árvore de Natal bem decorada, que representa o Menino Jesus.

A presença exclusiva do Papai Noel, que distribui doces e presentes, além de cantar várias canções de Natal, é a grande atração esperada pelas crianças.

As tradições de Natal na Suíça são de grande orgulho para o povo.

Milhares de milhões de francos (cerca de 2,5 bilhões) foram investidos durante este momento único do ano, especialmente por parte da população na compra de vários brindes que são oferecidos aos familiares, amigos e vizinhos, que participam de diversas festividades.

Tradição véspera de Natal

Uma tradição original que é ligada à festa do Menino Jesus e que irá marcá-lo definitivamente é a véspera de Natal, quando as velas são acesas, e as pessoas estendem as mãos para o lado de fora de sua casa – um costume onde evocam bênçãos.

O espírito do Natal na Suíça é especialmente sentido através de diferentes decorações criadas pelos moradores. As decorações em preto e branco são típicas da cidade.

Quem passar o Natal na Suíça, inevitavelmente, verá decorações na forma de árvores de Natal, cristais de neve, e outros elementos da natureza invernal.