Acaba a epidemia de Ebola na Guiné, informa OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta terça-feira (29) o fim da epidemia de ebola na Guiné, país africano que foi o primeiro a registrar um caso da doença, há quase 2 anos.
A Guiné completou 42 dias desde que a última pessoa infectada e teve resultado negativo em dois testes consecutivos que buscam a presença do vírus no sangue.
Em nota, a OMS parabenizou o governo da Guiné e a população por terem encerrado o surto da doença.
“Temos de prestar homenagem ao governo e ao povo da Guiné que, na adversidade, mostraram extraodinária liderança no combate à epidemia”, afirma Mohamed Belhocine, representante da OMS na Guiné.
“A OMS e seus parceiros continuarão a apoiar o país durante os próximos 90 dias de vigilância reforçada e nos primeiros esforços para fortalecer os serviços de saúde em 2016.”
Em 2013 a Guiné deu início a uma epidemia que se propagou à Libéria e à Serra Leoa. Nesses locais, houve mais de 28 mil casos e de 13 mil mortes.
De acordo com a OMS, os três países mais afetados pela epidemia – Guiné, Libéria e Serra Leoa – vão reforçar os serviços de saúde, especialmente para mães e crianças.
Também precisarão manter os processos de detecção, prevenção e tratamento em qualquer caso de recaída e retorno do vírus.
Com informações da EFE e G1

Sai ranking das melhores cafeterias; tem 7 brasileiras na lista
Pesquisa confirma: amamentar reduz risco de câncer de mama agressivo
Uso da energia limpa supera o do carvão pela 1ª vez na história
Idoso de 95 anos cria fã-clube de Taylor Swift em casa de repouso
Homens se unem para resgatar três baleias encalhadas em praia; vídeo
Vitamina K pode ser usada contra Alzheimer e Parkinson, descobrem cientistas do Japão
Brasileiro João Fonseca é campeão do ATP 500 da Basileia e não contém as lágrimas
Cientistas criam vacina contra doença que mata elefantes selvagens e em cativeiro
Idosa de 98 anos dirige até hoje e diz que não vai parar antes dos 101; vídeo