Teste do dentinho em bebês previne uso de aparelho: é brasileiro

Um sistema de testes criado no Brasil promete facilitar a prevenção de problemas dentários em crianças.
É o teste do dentinho, desenvolvido por dois dentistas de Santa Catarina.
Pioneiro no país, o aplicativo foi produzido pelo dentista Patrick Marlon Palhano, de Itajaí, e pelo odontopediatra Andrigo Beber, de Blumenau.
A ideia é similar aos testes do pezinho e da orelhinha, disponibilizados na rede pública de saúde para bebês.
Através de uma série de exames, os dentistas conseguem identificar como será a dentição da criança na idade adulta e prever futuros problemas.
Como
Os testes são feitos desde que nasce o primeiro dentinho do bebê, e são repetidos nos demais dentes conforme eles vão aparecendo.
As avaliações incluem a estrutura do dente e a composição, e indicam tendências a cáries e perdas dentais que podem ser prevenidas.
Segundo Palhano, isso pode reduzir inclusive os custos de tratamentos futuros: “Fica mais simples para os pais entender o que acontece com os dentes dos filhos e como são os tratamentos desde o primeiro dentinho. Isso os deixa mais tranquilos”, avalia.
Dentistas
O teste do dentinho integra o Kindo, o primeiro aplicativo brasileiro odontológico do país, também desenvolvido por Palhano.
O sistema funciona como um prontuário digital, com versões para o dentista e o paciente.
Ele também informa quando é hora de visitar o dentista e alerta para o autoexame de câncer de boca periódico — inclusive, ensinando como fazer.
O sistema, recém-patenteado, está disponível para profissionais de todo o Brasil.
O dentista usuário do aplicativo abastece o sistema com os dados do paciente, que pode baixar sua versão gratuitamente.
O app reúne informações sobre os procedimentos feitos ao longo da vida em cada um dos dentes (para quem tiver passado pelo teste do dentinho, isso inclui desde a primeira dentição), e facilita a escolha pelo tratamento mais adequado.
“Aplicativos de saúde são comuns em outros países no mundo, mas temos falta disso aqui. Facilita a vida tanto do profissional quanto do usuário — afirma.
História
O aplicativo começou a ser desenvolvido em 2014, entre as startups de inovação da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate).
A ideia foi apresentada no Festival de Empreendedorismo de São Paulo, e acabou com o 3º lugar no país no Prêmio Pequenas Empresas, Grandes Negócios.
A partir daí, recebeu financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação em SC (Fapesc).
Desde que foi lançado oficialmente, para os sistemas iOS e Android, o Kindo já é usado por cerca de 600 dentistas no país. Em dezembro, o sistema abriu para investidores na Bolsa de Valores.
Com informações do DC

Anvisa aprova remédio contra ondas de calor da menopausa sem uso de hormônios
Comprimido para tratar câncer de mama avançado é aprovado pela Anvisa e traz nova esperança
Tratamento revolucionário cura queimaduras no rosto de jovem sem deixar marcas; impressionante
Adolescente que teria 8 meses de vida vence o câncer e se forma após promessa da médica
Siamesas unidas pela cabeça são separadas por médico brasileiro em Abu Dhabi; já tiveram alta
Vacina contra HPV zera mortes de jovens por câncer de colo de útero na Inglaterra, revela estudo
Cachorrinho de apartamento conhece fazenda, vira agrocão e vive “maior felicidade do mundo”
Concursada excluída das cotas raciais toma posse no Itamaraty, após acordo
Vídeo de idoso do EJA desenhando e aprendendo a escrever “ovo” comove as redes; assista
“Se Eu Fosse Você 3” ganha data de estreia e traz Glória Pires e Tony Ramos juntos de novo