Senado aumenta licença paternidade para 20 dias

Mais tempo para ficar com o bebê!
A licença-paternidade pode subir de 5 para 20 dias no Brasil.
Já a licença-maternidade pode aumentar para 6 meses, também por meio do Programa Empresa-Cidadã.
A prorrogação das licenças também valerá para os empregados que adotarem crianças.
As mudanças foram aprovadas nesta quarta-feira (3) pelo Senado. Elas estão no projeto que institui o marco legal da primeira infância.
O projeto, que já foi aprovado pela Câmara dos Deputados, depende agora de sanção da presidente Dilma Rousseff para entrar em vigor. Mesmo após a sanção, a medida não é obrigatória.
Detalhes
O texto estabelece que a licença paternidade pode ter mais 15 dias, além dos cinco já estabelecidos por lei, para os funcionários das empresas que fazem parte do Programa Empresa Cidadã.
O Programa Empresa Cidadã, regulamentado pelo governo em 2010, possibilita a ampliação do prazo da licença-maternidade das trabalhadoras do setor privado de quatro meses para até seis meses.
Até aquele momento, a extensão do benefício só existia para funcionárias públicas.
O programa permite que a empresa deduza de impostos federais o total da remuneração integral da funcionária.
A empresa que adere ao programa pode abater do Imposto de Renda devido valores dos dois salários extras. A regra só vale para as empresas que têm tributação sobre lucro real.
Segundo o projeto, no período da licença, os pais e as mães não podem exercer qualquer atividade remunerada e a criança tem de ser mantida sob os cuidados deles, sob pena de perdem o direito à prorrogação.
Com informações da Agência Senado

Governo zera impostos para frear preço do biodiesel e querosene; subsídio ao gás de cozinha
MEC dará aulas de inglês gratuitas online; veja como conseguir
Reviravolta no caso da cachorrinha que defendeu Jesus na Paixão de Cristo; verdadeira tutora
Rio de Janeiro terá bebedouros para animais em espaços públicos; lei sancionada
Menina salva vida da mãe com mensagem na rede social
Caramelo ajuda a salvar cachorrinha idosa que caiu numa vala; vídeo
Coelhinho resgatado aprende a jogar Jenga e vira campeão; vídeo
Tratamento contra câncer de mama que não cai cabelo já está disponível no SUS
Homem que vive na rua escreve bilhete pedindo ajuda para tratar cachorrinho doente… e consegue
Mulher “adota” idosa viúva que mudou de cidade sozinha: “anjos existem”
“Deus salvou a gente”, diz motorista de carro atingido por árvore durante tempestade
Menino de 8 anos comemora vitória contra o câncer dançando e dando pirueta; video