Filho com surdez faz mãe virar Fono e ajudar outras crianças

Veja como é possível transformar uma experiência dolorida em felicidade e em ajuda ao próximo.
Formada em arquitetura, Ana Carolina Claro hoje tem 2 filhos: Pedro Joaquim de 12 anos e Sophia de 7.
Quando Pedro nasceu fez o teste da orelhinha, mas “Ainda do hospital, me informaram que o Pedro falhou teste da orelhinha, mas que isso era comum e eu deveria voltar e fazer o reteste em 15 dias. Eu estava anestesiada de tanta felicidade e acabei não voltando para refazer o exame”, conta a mãe.
Quando o menino estava com 1 ano e 7 meses Ana Carolina achou que ele estava falando pouco: “apesar de balbuciar bastante, não falava nada… Lembrei do teste da orelhinha e levei para avaliação Otorrinolaringologia.
O teste BERA (PEATE) deu um “falso negativo” e com o teste confirmando “perdi um tempo preciso de reabilitação achando que meu filho escutava”.
“Quando ele estava com 2 anos e 7 meses, a Fonoaudióloga solicitou o teste novamente e foi aí que meu mundo caiu…Descobri que meu filho tinha uma perda auditiva bilateral moderada e precisaria usar o AASI.”
“Realmente não sei descrever o que aquela notícia foi para mim…. Queria que ele fizesse uma universidade fora do Brasil, que fosse um esportista, enfim…desejava o melhor e aí recebí essa notícia. Chorei muito.
Superação
Depois de uma semana sofrendo ela se fez um propósito: ” Eu vou chorar tudo que eu tiver que chorar agora, depois vou me refazer e lutar por ele com unhas e dentes até quando eu puder!!! Vou pegar essas expectativas todas, jogar-las no lixo e ser feliz com o que ele conseguir realizar. “
Ana Carolina parou de trabalhar para se dedicar integralmente ao Pedro, que fazia fono 3 vezes por semana.
Até que aos 5 anos e 7 meses menino perdeu a audição bilateralmente.
“Nesta época ele não falava nada, e eu havia acabado de ser mãe pela segunda vez. A Sophia nasceu bem, com saúde, sem nenhuma intercorrência”.
O implante
O médico que acompanha o Pedro encaminhou o menino para um outro cirurgião, fora do país, porque ele tinha uma síndrome de má formação coclear, difícil para a implantação dos eletrodos.
Ele foi para Miami fazer a cirurgia, que demorou mais de 6 horas, mas foi realizada com sucesso.
“Depois de 1 mês, o implante foi ativado e 3 meses depois o Pedro estava imitando o som dos passarinhos em uma praça que eu o levava sempre para brincar. As lágrimas escorriam no meu rosto e a felicidade foi imensa”, lembra a mãe.
“A partir daí, fui a mãe mais feliz do mundo. Cada palavra nova me emocionava, vibrava com cada conquista, por menor que fosse. Fiquei muito grata por ter alcançado essa graça e ter tido oportunidade e realizar essa cirurgia no exterior, por ter recursos financeiros e ter o privilégio de poder ter me dedicado integralmente a ele”,
Retribuição
“Me senti em dívida com o universo e ao mesmo tempo senti a necessidade de retribuir. Então resolvi estudar Fonoaudiologia e poder ajudar outras pessoas”, conta.
Em junho de 2014 Ana Carolina se formou na FMU e fez curso de programação de implante coclear na USP, no Hospital das Clínicas, onde faz o processo seletivo de aperfeiçoamento em implante coclear que tem duração de um ano.
“Vencemos uma dificuldade e crescemos muito com o aprendizado!! Isso tudo me fez acreditar que o sofrimento nunca pode ser em vão, ele deve servir para alguma coisa, seja para crescimento pessoal, ou a mudança de um ponto de vista, ou para o bem de terceiros – porque ainda desconhecemos os motivos de termos que passar por essas situações dolorosas. Quem diria que uma experiência tão dolorida como essa iria resignificar toda a minha vida e os meus valores?”, questiona.
O Pedro está bem, falando muito bem e hoje estuda no Colégio Dante Alighieri, em São Paulo, no 7º ano.
Com informações do CrônicasDaSurdez

Corrente humana salva motociclista que caiu da ponte durante temporal
Homem encontra diamante preso no sapato dele e devolve à dona; honestidade
Johnny Depp deu casa para Eric Dane morar até morrer; vaquinha da família está perto da meta
Desconhecidos recolhem refrigerantes derramados na pista, devolvem ao motorista e vídeo bate 7 milhões
Idosa impedida de estudar pelo marido entra na universidade aos 65 anos: “uma alegria”
João Gomes faz homenagem à doutora Tatiana da polilaminina em show no Rio; vídeo
Bombeira se aposenta, ganha homenagem e se emociona: “hora de cuidar de mim”; vídeo
Começa Feirão Limpa Nome; veja onde negociar dívidas com 99% de desconto
20 anos sem Gisberta, a brasileira que virou música e obrigou Portugal a combater a transfobia
Criança interrompe missa com gatinho e pede para o padre abençoar o felino; vídeo
Autista, filha de doméstica e pai analfabeto, é aprovada em Medicina: “quebra de ciclo histórico”