Governo promete teste instantâneo para dengue e zika em março

O Brasil deve fazer exames instantâneos de dengue, vírus zika e febre chicungunya a partir do mês que vem.
O ministério da Saúde pretende distribuir kit de exame 3 em 1 para os estados, a partir de março,
O teste foi desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e dá resultado em até três horas.
O ministro Marcelo Castro afirmou que o teste foi desenvolvido por pesquisadores da Fiocruz do Rio e do Paraná e que deve ser entregue ao ministério nos próximos dias.
“Esse novo teste vai dar o resultado das três doenças. Coleta-se o sangue do paciente que está com os sintomas e, em duas ou três horas, sai o resultado”, afirmou o ministro.
Atualmente, o governo distribui um kit para cada vírus transmitido pelo mosquito Aedes egypti.
Quando não tinham o teste para zika, o diagnóstico era feito por exclusão: se não fosse dengue nem chicungunya e o paciente estivesse com os sintomas, era declarado zika
O ministro também se comprometeu a começar, em breve, a distribuição de repelentes para famílias de baixa renda.
Segundo ele, o governo federal gastou R$ 300 milhões na compra do produto, que será entregue a grávidas que estão cadastradas no Bolsa Família.
Com informações de OGlobo

Caramelo que vivia nas ruas de Fortaleza é adotado e se muda para a Suíça
Dólar derrete após cessar fogo no Irã; menor nível desde maio de 2024
Tratamento contra câncer de mama que não cai cabelo já está disponível no SUS
Homem que vive na rua escreve bilhete pedindo ajuda para tratar cachorrinho doente… e consegue
“Deus salvou a gente”, diz motorista de carro atingido por árvore durante tempestade
Menino de 8 anos comemora vitória contra o câncer dançando e dando pirueta; video
Coelhinho resgatado aprende a jogar Jenga e vira campeão; vídeo
Mulher “adota” idosa viúva que mudou de cidade sozinha: “anjos existem”