Ex-interno ganha prêmio em Feira de Ciências: superação

As pessoas têm jeito! Um ex-interno da Fundação Casa de Araçatuba (SP) foi escolhido como revelação da Feira de Ciências da Secretaria de Educação de São Paulo.
O agora aluno Jonathan Felipe da Silva Santos, de 18 anos, apresentou um projeto de corrigir a acidez do solo com resíduos de giz escolar.
Ele é mais uma prova de que a educação pode realmente dar um novo destino para uma pessoa em situação de risco, por causa da criminalidade.
A competição foi aberta a alunos dos ensinos fundamental e médio de todo o Estado. Mais de 200 escolas participaram.
O trabalho de Jonathan foi um dos seis finalistas da edição 2016, encerrada na última segunda-feira (9).
“Foram sete meses de projeto, conversando com o orientador e também com a professora. A ideia surgiu nas aulas de química e a professora citou a acidez do solo que prejudica a agricultura como a laranja, que quando nasce em solo ácido não desenvolve bem. Então criamos este composto para neutralizar a acidez usando o giz escolar”, disse Jonathan ao G1.
O projeto foi praticamente todo desenvolvido nas aulas, dentro da Fundação Casa. Jonathan afirma que ficou internado na fundação por sete meses e foi liberado há três.
Foi durante este tempo que ele fez o projeto, com a ajuda dos orientadores. “Trabalhamos com o material que era possível, tive apoio dentro da área de pedagogia da fundação, mas as aulas eram dentro da fundação mesmo”, diz.
Detenção
Jonathan explica que foi apreendido durante uma abordagem da polícia na casa dele. Ele conta que tinha comprado uma moto e não sabia que ela era furtada.
Quando descobriu, resolveu desmontá-la para repassar as peças. Foi quando ele estava em casa com amigos fazendo o desmanche da moto que a polícia apareceu no local.
Com um dos amigos de Jonathan foram encontradas drogas.
“É uma vida muito ruim que não quero mais para mim. O importante foi que cumpri o que devia e agora quero seguir a minha vida”, afirma.
Fora da Fundação Casa, a ideia de Jonathan é terminar os estudos e cursar medicina veterinária. Atualmente Jonathan é aluno do segundo ano do ensino médio de uma escola estadual de Araçatuba.
“Continuo motivado para seguir estudando e vou buscar um emprego para ajudar minha mãe. Mas meu sonho é ser veterinário. Um pedaço de giz mudou a minha vida e quero me dedicar para buscar meu objetivo agora”, afirma.

Pai faz parto da própria filha em casa no DF; não deu tempo
Vizinha ouve gritos e salva menina que estava sendo abusada em casa no PR
Imagine Dragons em Brasília; Dan Reynolds, que sofre de depressão, pede que ninguém desista de si mesmo
Lázaro Ramos e Fernanda Montenegro são as celebridades mais influentes do Brasil em 2025; veja ranking
Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Adolescente encontra US$ 3 mil, devolve e ganha US$ 10 mil de recompensa
Divulgada a primeira mochila voadora chinesa, atinge 100 km/hora; assista
Pitbull protege menino de 2 anos que saiu de casa e passou madrugada na rua
Desconhecidos e policiais levantam carro capotado e resgatam bebê preso; vídeo