Microvibrador anti-prisão de ventre dispensa laxantes

Sabe aquelas pessoas que passam dias sem conseguir fazer cocô?
Uma empresa Israelense criou uma cápsula, do tamanho de um comprimido, que vibra enquanto desce pelo aparelho digestivo e a tratar a prisão de ventre ou constipação crônica.
As vibrações com estímulos mecânicos causam contrações no intestino e ajudam a mover as fezes através do trato digestivo.
No estudo piloto, testado em 26 pessoas, a cápsula vibratória mostrou que pode estimular quase o dobro de movimentos intestinais semanais dos pacientes que sofrem de prisão de ventre crônica (CIC) e a síndrome do intestino irritado provocada pela prisão de ventre (IBS – C).
As pessoas que participaram do teste – apresentado durante a Semana de Enfermidades Digestivas, em Israel – informaram que houve um aumento, de duas a quatro vezes, dos movimentos espontâneos do intestino, assim diminuindo os sintomas de prisão de ventre, incluindo a redução de evacuações incompletas e melhorando o processo de evacuação.
Os pacientes, que tomaram a cápsula vibratória duas vezes por semana, foram submetidos inicialmente a duas semanas preliminares sem o uso de laxantes.
“Apesar do uso generalizado de medicamentos para tratar a prisão de ventre, quase 50% dos pacientes estão insatisfeitos com o tratamento, devido aos efeitos colaterais, às precauções de segurança sobre o uso a longo prazo, ou ao fato de simplesmente não funcionar” disse Yishai Ron.
Ron é o principal pesquisador do estudo e diretor de Neurogastroenterologia e Motilidade do Centro de Gastroenterologia e Hepatologia Sourasky Medical Center, em Tel Aviv, Israel.
O problema
A prisão de ventre crônica é um transtorno que afeta a aproximadamente 15% da população da Europa. Os sintomas podem diminuir a qualidade de vida dos pacientes.
“As vezes os tratamentos que utilizam drogas trazem mais problemas do que alívio para estes pacientes”, afirma o Dr. Ron.
Com informações do LatamIsrael
Tradução Marcos Acypreste