Presos fazem casas para cães de rua e reduzem tempo de pena

Presos estão tendo a oportunidade de reduzir seu tempo de pena, ajudando cães de rua.
Detentos do Presídio Regional de Pelotas, no Rio Grande do Sul, estão montando casinhas para cachorros. E a cada três dias trabalhados, eles diminuem um dia no tempo da pena a ser cumprida.
As casinhas são feitas de madeira e com telhas no teto. Desde que o projeto começou, há cerca de dois meses, mais de 50 estruturas foram montadas.
Depois de prontas, as casinhas são colocadas em pontos da cidade, à espera de cães para ocupá-las.
Junto às casinhas, também há moradores que deixam ração para os bichinhos terem o que comer, além de agasalhos.
“Eu botei um cobertor ali e uns jornais, e eles adoram ficar ali dentro”, conta a dona de casa Maria Queiroga.
Moradores de Pelotas também têm um papel importante no projeto, já que doam materiais para o presídio. Outras pedem as casinhas.
“As pessoas que pedem na maioria das vezes são pessoas que cuidam de animais que ficam na frente da casa delas, que são abandonados, são cachorros que não têm dono. E gente vai e manda a casinha”, disse o diretor do presídio, Fluvio Bubolz, ao G1.
Ressocialização
O projeto também ajuda na ressocialização dos presos.
“Não adianta a gente trancar o preso, deixar o preso sem fazer nada. Então a gente procura dar o trabalho, o trabalho prisional que dignifica”, disse o diretor do presídio.
E os detentos gostaram da ideia.
“Se fosse pra ficar o dia todo, a noite toda fazendo, a gente ficava fazendo, porque o animal passar frio nesse inverno (…) Se a pessoa já é difícil, imagina um animal”, disse um preso, que teve a identidade preservada.
“Uma das coisas que ajudam bastante a passar o tempo é ocupar a mente com serviço, né? Então tem me ajudado muito. Deus também tem me dado muita força também, de superar. Essa parte dos trabalhadores também é muito boa, digamos que é o melhor lugar da cadeia”, festejou outro detento.
Com informações do G1

Economista troca carro de luxo por Fiat Uno 1994: não paga IPVA e economiza R$ 20 mil por ano; vídeo
Pitbull enfrenta onça dentro de casa e salva família com 3 crianças em SP
Estudo da Dra. Tatiana da polilaminina sai em revista científica internacional: 75% tiveram melhora
Professora reconhece bebês só pelo cheirinho e acerta o nome de cada um vendada; vídeo fofo
Periquito carente não deixa o tutor estudar e apela para receber atenção; vídeo
Brasileira de 12 anos ganha medalha em olimpíada de Matemática nos EUA: cantou Joelma; vídeo
STJ condena ministro por assédio de mulheres e aplica perda do cargo pela primeira vez
A$AP Rocky comemora que Rihanna ganha mais que ele e revela novidade; vídeo
Filme Michael volta aos cinemas no aniversário do Rei do Pop; ingressos já estão à venda
Cavalo que ficou cego volta a competir e vence de novo: “Braille equino”; vídeo
Menino generoso faz amigos cortarem o bolo junto com ele na festa de 10 anos; vídeo
Brasileiro Gui Santos vai ganhar mais do que o astro LeBron James na NBA; veja o motivo