Aquecimento e degelo pararam na Antártida, revela estudo

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Aquecimento e degelo pararam na Antártida, revela estudo
Foto: AP Photo/Natacha Pisarenko

Uma pesquisa divulgada esta semana pela revista Nature mostra que o chamado aquecimento global deu uma trégua em uma das regiões mais frias do planeta.

O aquecimento e o degelo da Antártida tiveram uma breve pausa. A península, um dos lugares da Terra que sofreu pelo aquecimento do clima no último século, voltou a se resfriar devido a alterações naturais no local.

Ventos mais frios e a chegada de mais gelo marítimo causaram um resfriamento na região, apesar do acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera, analisou a revista.

O aquecimento veloz registrado até o final dos anos 1990, que se estende rumo à América do Sul, desencadeou o rompimento de antigas plataformas de gelo, que são vastos fragmentos de gelo que flutuam no final das geleiras, e um declínio em algumas colônias de pinguins.

“O aumento de gases de efeito estufa (…) está sendo sobrepujado nesta parte da Antártida” por variações naturais no clima local, disse o principal autor do estudo, John Turner, da Pesquisa Britânica na Antártida (BAS, na sigla em inglês).

“Certamente não estamos dizendo que o aquecimento global acabou. Pelo contrário”, disse ele em uma teleconferência a respeito do estudo. “Estamos destacando a complexidade da mudança climática.”

Desde aproximadamente 1998, as temperaturas do ar da Antártida diminuíram cerca de 0,5ºC por década, aproximadamente o mesmo ritmo que vinha subindo desde cerca de 1950.

A estabilização do buraco da camada de ozônio sobre a Antártida, que protege o planeta dos raios ultravioleta, pode explicar em parte a alteração nos ventos que levaram ao resfriamento, segundo o estudo.

Com informações do G1