Só Notícia Boa
Comercial

Suplemento feito de frutas e verduras faz melhorar a visão

Só Notícia Boa
14 / 09 / 2016 às 00 : 00
Foto: Reuters|
Foto: Reuters|

Está enxergando mal? As telas de celular e computador prejudicam a visão. A boa nova é que comer frutas e verduras ajuda a melhorar inclusive a intensidade das cores que você enxerga.

Pesquisadores da Universidade de Waterford, na Irlanda estudam os pigmentos maculares há anos e recentemente completaram um teste de um ano com mais de cem participantes.

Eles perceberam que a mudança na dieta com os três pigmentos maculares – luteína, zeaxantina e mesozeanxantina – levou a melhoras significativas na proteção da mácula e também melhorou a visão.

Comercial

Eles usam uma suplementação pode ajudar a desacelerar ou até mesmo evitar a degeneração macular relacionada ao envelhecimento.

Os alimentos

Os suplementos têm concentrações de compostos encontrados em plantas, como calêndulas. Mas dois dos compostos mais importantes – luteína e zeaxantina – são encontrados em alimentos que consumimos regularmente, como gemas de ovo, espinafre e couve.

Outra pesquisa, feita nos Estados Unidos, também usa plantas para melhorar a visão dos pacientes.

Ela mistura frutas e verduras como couve e kiwi, com gorduras como leite e gérmen de trigo, que ajudam a absorver os compostos mais importantes.

Onde encontrar

A Luteína é um composto amarelo sintetizado apenas pelas plantas. Elas sintetizam a luteína para absorver a luz azul como parte de seu mecanismo para capturar energia da luz do sol através da fotossíntese.

Os animais conseguem a luteína ao consumir plantas – espinafre e couve são boas fontes, ou a gema do ovo.

A zeaxantina é outro composto amarelo, quase idêntico à luteína, sintetizado por plantas para absorver luz. É o que dá a cor amarela ao milho, pimentões e ao açafrão.

A mesozeaxantina é uma forma da zeaxantina que geralmente não é encontrada em plantas mas é sintetizada no corpo a partir da luteína. É preciso fazer mais pesquisas para saber mais sobre a eficiência deste processo.

Ela é encontrada em alguns peixes (principalmente na pele), mas em suplementos contendo extrato de calêndula parece que o processo industrial pelo qual a calêndula passa pode criar a mesozeaxantina (e foi descoberta em alguns suplementos de extrato de calêndula, mesmo que não esteja listado no rótulo do suplemento).

Michael Mosley - Foto: BBC
Michael Mosley – Foto: BBC

Resultados

Os voluntários que tomaram uma vitamina com as quantidades de plantas calculadas para aumentar as quantidades de luteína e zeaxantina realmente tiveram um aumento de luteína. Mas não de zeaxantina.

O médico e apresentador da BBC Michael Mosley (foto acima), que teve problemas de visão com a chegada da idade, conta que tomou os suplementos.

“Doze semanas depois, voltei à City University para ver se o consumo diário de suplementos tinha feito alguma diferença em minha visão. Os resultados foram surpreendentes. Houve melhoras em vários aspectos de minha visão”, disse à BBC.

A minha percepção do azul e do amarelo tinha voltado ao normal e minha visão noturna estava muito melhor. Os níveis do pigmento macular de proteção também melhoraram.

Com informações da BBC

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial