Exame de sangue descobre câncer 10 anos antes de aparecer

Uma descoberta importante para previnir e tratar o câncer.
Cientistas da Universidade de Swansea, no Reino Unido, desenvolveram um exame de sangue revolucionário que pode descobrir a doença 10 anos antes de ela aparecer, com seus primeiros sintomas.
E o diagnóstico precoce, todos sabem, pode permitir tratamentos eficazes e até cirurgias para evitar que o câncer se desenvolva.
O teste detecta a presença de mutações que levam ao desenvolvimento do câncer. O resultado sai no mesmo dia, em poucas horas.
Como
O que os cientistas procuram são células sanguíneas que perdem um tipo de proteína que ajuda outros tipos de proteína a se fixarem nas células.
Em pessoas saudáveis, a taxa de mutação dessas células é bem baixa. Porém, em pacientes com câncer, essa taxa se multiplica em mais de dez vezes.
“O teste pode ser comparado a um detector de fumaça porque quando uma casa pega fogo, não é isso o que o detector percebe, mas a fumaça. [No teste], o que aparece não é a doença em, mas seu sub-produto [a mutação]”, diz o Professor Gareth Jenkins, cientista líder da pesquisa.
Os primeiros testes foram feitos em pacientes com câncer de estômago, mas os pesquisadores garantem que a tecnologia pode ser aplicada a qualquer tipo de câncer.
O exame custará cerca de 150 reais e deve estar disponível para o público em 5 anos.
Com informações do NZHerald

México copia o SUS do Brasil e anuncia sistema de saúde gratuito para todos
Tratamento contra câncer de mama que não cai cabelo já está disponível no SUS
Médicos brasileiros fazem cirurgia inédita e salvam recém-nascida com problema congênito no coração
Remédio contra colesterol reduz risco de infarto em 30%, revela estudo
Vitamina B3 pode reverter gordura no fígado, descobrem cientistas
Primeiro porco clonado no Brasil nasce em SP e pode salvar milhares de vidas humanas
Coelhinho resgatado aprende a jogar Jenga e vira campeão; vídeo
Homem que vive na rua escreve bilhete pedindo ajuda para tratar cachorrinho doente… e consegue
Mulher “adota” idosa viúva que mudou de cidade sozinha: “anjos existem”
“Deus salvou a gente”, diz motorista de carro atingido por árvore durante tempestade
Menino de 8 anos comemora vitória contra o câncer dançando e dando pirueta; video