Dentista cria trailer para atender crianças carentes de graça

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Dentista cria trailer para atender crianças carentes de graça
Foto: Laura Klairmont / CNN|

Um dentista criou um trailer, que funciona como uma clínica móvel, para atender de graça crianças carentes dos Estados Unidos.

A ideia deu tão certo que já dura mais de 10 anos e tratou mais de 43 mil crianças só no Kentucky.

O Dr. Edwin Smith contou à CNN que teve que fazer alguma coisa: “Eu via crianças com a boca cheia de dentes apodrecendo, com tanta dor que eles mal conseguiam frequentar a escola”.

Começava alí sua primeira ONG, a Kids First Dental Services (Primeiros Serviços Dentários às Crianças, em tradução livre).

A ideia

O dentista e sua equipe queriam ajudar as crianças com cuidados preventivos.

Primeiro, visitaram duas escolas. Depois, outras escolas começaram a convidá-los para irem até lá. Em dois anos, todas as escolas do Kentucky os estavam chamando.

“Vimos tantas necessidades que não foram atendidas. Agora, há escolas que voltamos todos os anos e, assim, podemos acompanhar o progresso da saúde oral destas crianças”, afirmou Dr. Smith.

Foto: Laura Klairmont / CNN

Foto: Laura Klairmont / CNN

Serviços

O trailer do Dr. Smith faz checkups gratuitos para as crianças, exames e limpezas de seus dentes, raio-x quando necessário, aplica flúor, sela os molares para evitar cáries, e faze um plano de tratamento para as outras necessidades que eles apresentem.

Os procedimentos mais invasivos são os únicos que não podem ser feitos pela clínica móvel.

Missão

O bom dentista diz que ele sente que sua “ideia” foi, na verdade, um chamado. Algo que estava bem à sua frente e ninguém mais estava fazendo. Saber que está fazendo a diferença na vida destas crianças é que faz com que ele continue.

“Quando vejo crianças que já se tratam conosco há 10 anos e como a incidência da decadência dentária diminuiu ao longo desses anos, é motivação mais do que suficiente”, completou Dr. Smith.

Com informações da CNN.