Visitamos o Museu Charlie Chaplin, ao lado da casa do ator, na Suíça

Por Ninna Crot, da Suíça, para o SóNotíciaBoa
É na Suíça que os fãs de Charlie Chaplin, um dos maiores atores do século XX, vivem a magia da história do cinema através dos tempos: uma verdadeira viagem ao túnel do tempo cinematográfico.
O Chaplin’s World By Grévin, que funciona próximo à casa onde o ator e diretor morou, foi inaugurado em homenagem aos 127 anos da data do aniversário dele.
O grande mestre do cinema e da arte nasceu em 16 de abril de 1889 e morreu na Suíça, aos 88 anos, no dia de Natal de 1977.
Em 1952, Charlie Chaplin veio para para a Suíça para promover um de seus filmes e por causa da simpatia ao comunismo foi impedido de voltar para a América.
Chaplin teve que ficar na Suíça, na cidade de Corsier-sur-Vevey, estado de Vaud, onde comprou a maravilhosa mansão, Manoir de Ban e passou a viver com os oito filhos e seu grande amor, a esposa Oona O’neil.
Viagem no tempo
O Museu Chaplin’s, criado pelo grupo Grévin, esta localizado no jardim, a poucos metros da mansão Manoir de Ban, onde foi criado um studio de 1.350 metros quadrados, que permite aos visitantes fazerem uma verdadeira viagem cinematográfica ao trabalho de Charlie Chaplin.
O tour começa com uma montagem de imagens que retratam a vida e a obra do ator e continua em uma rua, em frente de uma cena de “Easy Street”, uma das cenas mais fascinantes de seus filmes.
Na entrada podemos observar a bela mansão com um imenso jardim impecavelmente bem cuidado e, é nesse cenário de orgia mental que começamos a maravilhosa caminhada para conhecimento dos inúmeros feitos de Charlie Chaplin, tanto no cinema quanto na vida em que viveu na mansão.
Emoção dos filhos
A Manoir de Ban, está rodeada por um parque de quatro hectares. As árvores antigas às quais Chaplin amava e cuidava com imenso carinho estão ainda hoje em plena vida e a mansão tem uma vista deslumbrante para os Alpes franceses.
Há 15 anos a casa de Chaplin vem passando por uma restauração minuciosa e cerca de 500 m² foram inteiramente dedicados ao ator/artista Charlie Chaplin e sua vida cotidiana.
Os visitantes podem entrar no famoso barbeiro do “ditador” e no filme do restaurante “O Emigrante”, em que Charlie Chaplin come o sapato.
O chapéu e bengala, inseparáveis da imagem de Charlie Chaplin, não podiam faltar, assim como as calças rasgadas e os sapatos remendados que ele usou em “The Kid”.
Michael Chaplin diz: “Esta é a primeira vez que vi o terno, a bengala, o chapéu e os sapatos de meu pai e isso é muito comovente para mim.”
“O que realmente me tocou foi ver como eles fizeram; vivendo os filmes através da mistura de extratos e decoração”, disse um dos filhos de Chaplin, Michael Chaplin, que lembra que o pai dele estava sempre em movimento como o museu , que é maravilhoso.
Já um dos criadores desse grande evento, Yves Durant, ressalta que trabalharam muito duro para que o museu fosse o mais perfeito possível.
Na mansão Manoir de Ban, que por natureza própria acabou sendo um misto de estúdio e museu, encontramos várias estátuas de cera que mais parecem uma réplica real de Charlie Chaplin e Oona O’neil e dos atores e atrizes em filmes como: Claire Bloom, Paulette Goddard e Sophia Loren, assim como também dos amigos e aqueles que tinham importância na vida dele como: Albert Einstein, Winston Churchill, e ainda artistas que tiveram um grande trunfo como Roberto Benigni, Federico Fellini e Michael Jackson.
Algumas partes da mansão também foram reconstituídas com mobiliários e objetos pessoais de Charlie Chaplin, que foram apresentados pela primeira vez em exposição pública.
Os visitantes tem ainda o prazer de ver o certificado de nobreza a Chaplin, assinado pela Rainha Elizabeth II em 1975 e o Oscar de Limelight Chaplin obtido em 1973, alguns anos antes da morte.
Charlie Chaplin agora tem o próprio museu em Corsier-sur-Vevey (Vaud), onde viveu por mais de 25 anos.
O espaço foi inaugurado em 16 de abril deste ano. “É um grande prazer para mim conseguir finalizar este projeto que por várias vezes esteve à beira de um penhasco”, informa Michael Chaplin, filho do artista.
O museu, cujo planejamento e implementação durou quinze anos, apresenta a vida de Charlie Chaplin (1889-1977) no Manoir de Ban.
“Certamente, a mansão mudou, mas o espírito Chaplin permaneceu”, ressalta Eugene Chaplin, irmão de Michael.
Veja o filme O grande ditador na conhecida performance do ator.
https://www.youtube.com/watch?v=zroWIN-lS8E
Da redação do SóNotíciaBoa.

Artista usa pés e mãos e desenha jogadores da Seleção ao mesmo tempo; vídeo impressionante
WhatsApp agora terá nome de usuário em vez do número; veja como reservar o seu
Veja por que a maior torcida brasileira fora do Brasil fica em Bangladesh; indiano explica
Vovó japonesa de 98 anos comemora vitória do Brasil sobre o Japão e vídeo encanta as redes
Quem é Martinelli, o herói que salvou Brasil de vexame na Copa, aos 50 do 2º tempo
Mauricio de Sousa ganha estátua de bronze na Av. Paulista ao lado da Turma da Mônica
Mulher ganha na loteria e realiza sonho da vizinha que a ajudou em tempos difíceis
Motoboy salva bebê que engatinhava sozinha na rua de madrugada; mãe foi presa
Mulher resgatada viva, após 86h sob os escombros do terremoto na Venezuela, pediu a Deus; vídeo