Dia Internacional da Tolerância. Saiba se você é tolerante

1900
Foto: reprodução / UNPO
Foto: reprodução / UNPO

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa.

Todo 16 de novembro, se comemora em vários países o Dia Internacional da Tolerância, data instituída pela ONU – Organização das Nações Unidas.

Mas o que é “tolerância”? O dicionário explica que é um termo que vem do latim “tolerare”. Significa “suportar”, “aceitar”.

A tolerância é o ato de indulgência – perdoar/desculpar/aceitar diversidades, ideias diferentes, ofensas, ou erros sobre algo que não concordamos.

Já a intolerância é uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade, ou vontade, em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões.

Sendo que cada ser humano é diferente do outro, ter tolerância é fundamental para conviver em sociedade.

Mas o ser humano tende a detestar aos que não são iguais a ele. Daí surgem as intolerâncias: racial, cultural, social, religiosa, e à sexualidade, entre outras.

Uma pessoa tolerante normalmente aceita diferentes opiniões, ou comportamentos diferentes daqueles estabelecidos pelo seu meio.

Este tipo de tolerância é denominada “tolerância social”.

A fanpage do governo do Canadá, um dos países que comemoram a data, postou uma mensagem nesta quarta-feira 16:

“Nos orgulhamos muito em ser um país que promove e inspira a tolerância em seus valores e ações. Por isso aproveitamos a data para relembrar o discurso do Primeiro-Ministro, Justin Trudeau, sobre diversidade, tolerância e sobre como podemos ser melhores se trabalharmos juntos”, (vídeo abaixo)

E convidou: “Celebre a tolerância você também em sua comunidade e junto a sua família e amigos”.

Assista:

Da redação do SóNotíciaBoa