Meninos já podem tomar vacina contra HPV de graça: SUS

Depois das meninas, agora é a vez dos meninos brasileiros serem vacinados contra o HPV, vírus que provoca câncer de colo do útero e de vulva das mulheres.
Mas os garotos também serão beneficiados porque a vacina protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas também relacionados ao vírus HPV
A vacinação começou nesta terça, 03, para garotos com idades entre 12 a 13 anos.
Eles já podem receber a dose pelo SUS, em postos de vacinação de todo o Brasil.
O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde.
A inclusão dos menos deveria ter começado em outubro do ano passado, mas só entrou em vigor agora, em janeiro de 2017.
A vacina no mundo
A vacinação contra HPV para meninos também é usada nos Estados Unidos, Austrália, Áustria, Israel, Porto Rico e Panamá.
A inclusão dos meninos na vacinação contra HPV segue a recomendação de sociedades médicas brasileiras como a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pediatria.
Ampliar
A faixa etária dos meninos que podem receber a vacina será ampliada gradualmente até 2020, quando ela estará disponível para meninos de 9 a 13 anos.
Outra mudança é que, a partir de 2017, meninas que chegaram aos 14 anos sem a vacina também poderão se vacinar.
A vacinação também será estendida a homens que vivem com HIV entre 9 e 26 anos.
Antes, só as mulheres com HIV desta faixa etária podiam se vacinar gratuitamente. No caso desse público, o esquema vacinal é de três doses.
Meningite
Também entra em vigor agora a inclusão da vacina contra meningite C para meninos e meninas de 12 a 13 anos.
Até 2020, a vacina deverá estar disponível a crianças de 9 a 13 anos.
Hoje, essa imunização é oferecida apenas para crianças aos 3, 5 e 12 meses de idade.
A meningite C é o subtipo mais frequente da doença, que é considerada grave e de rápida evolução.
Com informações do G1

Economista troca carro de luxo por Fiat Uno 1994: não paga IPVA e economiza R$ 20 mil por ano; vídeo
Pitbull enfrenta onça dentro de casa e salva família com 3 crianças em SP
Estudo da Dra. Tatiana da polilaminina sai em revista científica internacional: 75% tiveram melhora
Professora reconhece bebês só pelo cheirinho e acerta o nome de cada um vendada; vídeo fofo
Periquito carente não deixa o tutor estudar e apela para receber atenção; vídeo
Brasileira de 12 anos ganha medalha em olimpíada de Matemática nos EUA: cantou Joelma; vídeo
STJ condena ministro por assédio de mulheres e aplica perda do cargo pela primeira vez
A$AP Rocky comemora que Rihanna ganha mais que ele e revela novidade; vídeo
Filme Michael volta aos cinemas no aniversário do Rei do Pop; ingressos já estão à venda
Cavalo que ficou cego volta a competir e vence de novo: “Braille equino”; vídeo
Menino generoso faz amigos cortarem o bolo junto com ele na festa de 10 anos; vídeo
Brasileiro Gui Santos vai ganhar mais do que o astro LeBron James na NBA; veja o motivo