Portal ajuda a descobrir em qual navio seu avô italiano chegou ao Brasil

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Portal ajuda a descobrir em qual navio seu avô italiano chegou ao Brasil
Foto: reprodução / PesquisaItaliana

Uma das grandes dificuldades para conseguir a cidadania italiana é descobrir a origem da família.

Muita gente não sabe de qual cidade veio o seu avô, ou bisavô.

Esse trabalho pode ser facilitado com um serviço gratuito disponibilizado na internet pelo CISEI – Centro Internazionale Studi Emigrazione Italiana.

O arquivo digital CISEI é uma ferramenta que permite descobrir em qual embarcação os imigrantes italianos vieram para os portos de imigração em vários países da América do Sul.

Como

A ferramenta que o CISEI disponibiliza para pesquisa é muito simples e fácil de usar, basta digitar o nome e sobrenome (cognome) do seu ancestral na seção indicada e iniciar a pesquisa.

Lembre-se que ao chegar no brasil muitos nomes tiveram a grafia modificada ou foram “abrasileirados”, por isso tente digitar também variações do sobrenome.

Você também pode marcar qual o país de destino do imigrante italiano, o que limita o banco de dados e torna sua pesquisa mais objetiva.

Além dos navios que vinham para o Brasil, a ferramenta tem a lista de navios que partiram rumo a Argentina, Estados Unidos, Canadá e Australia.

O CISEI também tem o portal Centre Altreitalie que disponibiliza algumas informações sobre imigrantes italianos que desembarcaram especificamente nos portos dos Estados Unidos, da Argentina e do Brasil.

Documentação

O CISEI também tem outro buscador, o Centro Altreitalie.

Ele exige que antes de iniciar sua pesquisa o usuário faça um breve cadastro no site, mas o serviço também é gratuito.

O banco de dados tem muitas informações úteis sobre a documentação de chegada dos italianos que, no final século XIX e início do século XX, decidiram atravessar o oceano em busca de uma vida melhor para suas famílias.

Com informações do PesquisaItaliana