União estável entre pessoas do mesmo sexo passa na CCJ do Senado

A união estável entre pessoas do mesmo sexo está a um passo de virar lei no Brasil.
A proposta foi aprovada nesta quarta-feira, 8, pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
A aprovação foi praticamente por unanimidade: 17 votos a favor e uma abstenção.
O projeto é de autoria da senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) e relatado pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR).
Ele altera pontos do Código Civil, sobre a entidade familiar. Troca de “a união estável entre o homem e a mulher” para “união estável entre duas pessoas”.
Trechos da lei atual, que se referem a “marido e mulher”, serão alterados para “duas pessoas” ou “cônjuges”.
O projeto foi aprovado em caráter terminativo, assim, não precisa ir ao plenário, a não ser que algum senador recorra.
O próximo passo será passar por um turno suplementar de votação na própria comissão – provavelmente na sessão seguinte da CCJ, na próxima semana – antes de ser encaminhado para a Câmara dos Deputados.
O projeto para permitir a união estável entre pessoas do mesmo sexo posteriormente poderá converter essa união em casamento.
História
Em 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceram a união estável em pessoas do mesmo sexo.
Em 2013, resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) obrigou os cartórios a converter essa união estável em casamento.
Para a senadora Marta Suplicy, a aprovação do projeto representa “um enorme avanço”. “Apesar das decisões judiciais, estava faltando colocar isso na lei para que não possa mais ser mexido”, disse ela ao G1.
“Essa unanimidade na comissão mostra que a sociedade mudou”, afirmou Marta.
Com informações do G1

Economista troca carro de luxo por Fiat Uno 1994: não paga IPVA e economiza R$ 20 mil por ano; vídeo
Pitbull enfrenta onça dentro de casa e salva família com 3 crianças em SP
Estudo da Dra. Tatiana da polilaminina sai em revista científica internacional: 75% tiveram melhora
Professora reconhece bebês só pelo cheirinho e acerta o nome de cada um vendada; vídeo fofo
Periquito carente não deixa o tutor estudar e apela para receber atenção; vídeo
Brasileira de 12 anos ganha medalha em olimpíada de Matemática nos EUA: cantou Joelma; vídeo
STJ condena ministro por assédio de mulheres e aplica perda do cargo pela primeira vez
A$AP Rocky comemora que Rihanna ganha mais que ele e revela novidade; vídeo
Filme Michael volta aos cinemas no aniversário do Rei do Pop; ingressos já estão à venda
Cavalo que ficou cego volta a competir e vence de novo: “Braille equino”; vídeo
Menino generoso faz amigos cortarem o bolo junto com ele na festa de 10 anos; vídeo
Brasileiro Gui Santos vai ganhar mais do que o astro LeBron James na NBA; veja o motivo