1º parque aquático 100% acessível a pessoas com deficiência

Chegou a vez das pessoas com deficiências se esbaldarem nos jatos de água de um parque.
O Morgan’s Wonderland, inaugurou o Inspiration Island, em San Antonio, no Texas.
É o primeiro parque aquático do mundo totalmente acessível. Lá podem brincar pessoas com ou sem deficiências, em cadeiras de rodas, visitantes com deficiência visual, ou auditiva e até visitantes com respiradores.
“O Inspiration Island não é um parque de necessidades especiais, é um parque de inclusão”, disse Gordon Hartman, fundador da Fundação The Gordon Hartman Family, que desde 2005 investe em projetos para pessoas com deficiência, incluindo o parque aquático.
O projeto foi desenvolvido com apoio de médicos, terapeutas, professores, cuidadores e, claro, as próprias pessoas com deficiência.
A inspiração para o parque vem da filha de Hartman, Morgan, uma jovem de 23 anos com necessidades especiais.
“Nós decidimos batizar o parque como Morgan’s Inspiration Island, porque Morgan foi a catalizadora de todos os projetos que criamos para ajudar a comunidade de pessoas com deficiência”, contou Hartman.
Testes
Antes da abertura oficial, grupos foram convidados para testarem todos os equipamentos, de forma a garantir que todas as atrações possam ser aproveitadas pelos visitantes.
“Nosso objetivo é fornecer uma experiência ótima num ambiente inclusivo, seguro e confortável”, garantiu Hartman.
O parque aquático ocupa uma área de 32 mil metros quadrados e recebeu US$ 17 milhões em investimentos.
Atrações
Entre as atrações estão um passeio de barco por um rio com tema tropical e cinco áreas com brinquedos, como gêiseres, canhões e cortinas d’água e pequenos escorregas.
Na recepção, espaços amplos permitem que os visitantes troquem as suas cadeiras de roda pelas do parque.
Existem três tipos de cadeiras de roda à prova d’água. Uma delas, movida a ar comprimido, foi criada para atender pessoas que usem cadeiras elétricas.
Um outro modelo é para pessoas que precisam ser empurradas, e um terceiro modelo é para os visitantes que conseguem se mover sozinhos.
Com informações do Jornal O Globo.

Tony Ramos emociona em cena sobre preconceito, e choro engasgado comove o Brasil; vídeo
Fã ajuda Matheus Cunha com carro quebrado, recusa pagamento e ganha gentileza do jogador; vídeo
Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 100 milhões neste sábado; veja as dezenas
Superidosa de 126 anos dá dedada no bolo de aniversário e diverte as redes; vídeo
Neta realiza sonho da avó de 81 anos, que nunca teve uma boneca na vida; vídeo
Aos 93 anos, Ary Fontoura mostra rotina de treinos e incentiva: “Você consegue dar o primeiro passo”; vídeo
Netinha de 7 anos chama bombeiros e salva avô idoso que teve queda em casa, em SC; vídeo
Coleta de sangue sem picada de agulha: tecnologia já está sendo vendida a hospitais; entenda
Motorista salva bebê engasgada com brinco, após mãe pedir socorro no meio da rua; vídeo