Só Notícia Boa
Comercial

USP aprova 50% das vagas para alunos de escola pública

Só Notícia Boa
04 / 07 / 2017 às 00 : 00
Foto: divulgação/USP
Foto: divulgação/USP

A USP, Universidade de São Paulo, tomou uma decisão “histórica” nesta terça-feira, 4.

37% das vagas serão reservadas para alunos de escolas públicas em 2018. Em 2019 serão 40%, em 2020 45% e em 2021 50%.

O Conselho Universitário tomou a decisão após 6 horas de reunião e também incluiu a reserva de vagas para pretos, pardos e indígenas nas mudanças.

Comercial

Na reserva de vagas para os estudante de escolas públicas, também incidirá o porcentual de 37% de reserva de vagas para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas – índice equivalente à proporção desses grupos no Estado de São Paulo verificada pelo IBGE.

Cotas

Quase 300 professores da USP assinaram um manifesto exigindo que a entidade aprovasse cotas raciais.

“As cotas somente para escolas públicas não bastam para garantir que a Universidade alcance a meta da composição étnico-racial da população”, dizia o abaixo-assinado.

O reitor da USP, Marco Antonio Zago, classificou a decisão do Conselho Universitário como “histórica”.

“É emblemático, porque representa uma universidade que tem liderança e muita visibilidade no país. A inclusão social é um problema importante do ponto de vista de integração de nossa população”, afirmou em nota.

Ainda assim, o índice é baixo, considerando que mais de 80% dos alunos de ensino médio de São Paulo estão em unidades públicas.

SISU

O Conselho Universitário também aprovou nesta terça a ampliação do número de vagas do próximo concurso vestibular que serão destinadas ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Ao todo, em 2018, serão oferecidas 11.147 vagas. Segundo a reitoria da universidade, desse total, 8.402 serão reservadas para candidatos aprovados pela seleção da Fuvest e 2.745 para o Sisu, com base na nota do Enem.

As 2.745 vagas reservadas para o Sisu serão distribuídas em três modalidades: 423 serão para ampla concorrência; 1.312 para estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas; e 1.010 para alunos oriundos de escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Em relação ao vestibular de 2017, houve aumento de 407 vagas destinadas ao Sisu.

Com informações da Folha

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial