Rafael conseguiu! Filho de pedreiro e doméstica vai para Harvard

E não é que deu certo a vaquinha online e o estudante de medicina Rafael José da Silva – filho de um pedreiro e uma empregada doméstica – vai poder bancar o intercâmbio em Harvard?
Até o momento a arrecadação pelo Catarse já está ultrapassou 64 mil reais, 14 mil a mais do que ele precisava para o programa de intercâmbio de um ano.
Surpreso, Rafael disse ao SóNotíciaBoa que “não esperava conseguir tão rápido” e que a viagem para os EUA já tem data: ele embarca no dia 08 de janeiro de 2018. (vídeo abaixo)
Com menos de duas semanas de campanha, Rafael atingiu sua meta e agora pode planejar a viagem com calma.
O SóNotíciaBoa contou dia 15 a história de Rafael, que comoveu os internautas.
O estudante só tinha bolsa de US$ 500 dólares mensais, cerca de 1.600 reais, e decidiu fazer uma vaquinha online para tentar levantar o recurso necessário.
Sonho de ser médico
Rafael José da Silva, nasceu em Blumenau, Santa Catarina e, apesar de a família dele não ter condições financeiras, ele sonhava em ser médico desde pequeno.
A certeza veio quando a avó dele ficou doente.
“Minha vó paterna foi diagnosticada com câncer de reto em estágio avançado – e que foi algo que abalou muito minha família – e influenciou bastante minha escolha, cheguei inclusive a ajudar a cuidar dela por um tempo”, contou Rafael, em entrevista ao SóNotíciaBoa.
Aluno de escola pública desde o Ensino Fundamental, ele decidiu que queria estudar na USP, a maior universidade brasileira, mas não tinha dinheiro para pagar cursinho. O jeito foi rachar de estudar.
“Nunca fiz cursinho pré-vestibular e estudei por conta própria no ensino médio, preparando-me para o vestibular. No final do terceirão, a FUVEST (vestibular da USP), foi o primeiro e único vestibular que prestei. Fui aprovado na primeira tentativa e na primeira chamada”, lembrou.
Hoje, Rafael está no quarto semestre de medicina na USP e gasta o mínimo possível para sobreviver e se manter em São Paulo, longe dos pais.
Ele mora em um alojamento fornecido pela Faculdade de Medicina a estudantes carentes, a Casa do Estudante de Medicina e depende de bolsas para estudar e comer.
“Recebo bolsas de auxílio da faculdade: bolsa afinal (uma bolsa de auxílio financeiro, de 400 reais mensais), passe livre e bolsa alimentação (almoço e jantar de graça). Além disso, meus pais, obviamente, ajudam-me conforme eles podem”, conta.
Futuro em Harvard
Com as contas fechando, Harvard agora é uma realidade.
Ele se inscreveu este ano na Universidade norte-americana para fazer um intercâmbio de pesquisa científica e foi aprovado!
“Nesse programa, há vários laboratórios associados, da HSPH (Harvard School of Public Health) e da HMS (Harvard Medical School). O intercâmbio tem 1 ano de duração.
Durante esse período ficarei no laboratório do prof. Masanori Aikawa, da HMS e do Brigham and Women’s”, disse.
Ele deverá passar o ano de 2018 fazendo pesquisa científica na área da Cardiologia, e estudar temas como aterosclerose, que desenvolve placas de gorduras nas artérias do corpo e pode causar infarto e AVC.
“O valor que Harvard estima como custo de vida de 1 ano em Boston é de U$ 22.960,00”- mais de 70 mil reais, contou o estudante.
Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNoticiaBoa

Hospitais impedem trocas de bebês coletando digitais das crianças na maternidade
Comer arroz com feijão reduz risco de doenças, confirma novo estudo
Cometa Lemmon poderá ser visto neste fim de semana; próximo, só daqui a mil anos
Alunos, pais e professores limpam pichações na cidade e dão exemplo; vídeo
Comerciante dá bike nova para menino simples; lembrou da infância pobre
Alok paga escola particular dos filhos dos funcionários e explica motivo
Cachorro herói enfrenta 2 onças e salva família de idosos no PR, vídeo
Mulher socorre homem atropelado, se apaixona por ele e os dois se casam
Chuva de meteoros Orionídeas ainda poderá ser vista esta noite, diz Observatório Nacional
Mounjaro também pode tratar apneia do sono; aprovado pela Anvisa
Cão yorkshire abandonado é resgatado, ganha corte de cabelo e fica lindo
Confirmado: Ed Sheeran no Brasil em 2026; pressão dos fãs ajudou