Paraplégico escala montanha de 495 metros em cadeira de rodas

O chinês Lai Chi-Wai, de 35 anos, é um exemplo de superação e determinação. Ele escalou uma montanha de 495 metros no final do ano passado, sentado numa cadeira de rodas.
Paralisado após um acidente de carro em 2011, ele é o primeiro atleta chinês a ser nomeado para o prêmio Laureaus World Best Sporting.
Lai Chi-Wai tinha uma carreira brilhante: ganhou quatro vezes o Campeonato Asiático de Escalada e foi o primeiro vencedor chinês do torneio de esportes radicais X=Games.
Apesar de suas limitações físicas, ele tentou praticar uma série de esportes para cadeiras de rodas, como boxe, esgrima e tênis de mesa. Mas nada substituiu seu amor pela escalada.
“Adoro escalar a rocha. Antes tinha muito mais liberdade – eu podia ir a vários espaços de escalada indoor, ou se eu quisesse subir ao ar livre, podia fazê-lo sempre que quisesse. Mas agora que estou em cadeira de rodas, preciso considerar muitas coisas. É apropriado? É seguro? As pessoas poderão me ajudar?”, conta.
Demorou meses para Lai se acostumar com suas novas limitações. Deixar de ser o melhor montanhista da Ásia para ficar preso a um cadeira de rodas foi difícil.
No quinto aniversário do acidente, em 9 de dezembro de 2016, ele decidiu escalar a montanha Lion Rock, de 495 metros de altura, considerada um símbolo do espírito, persistência, resiliência e unidade de Hong Kong.
“Para mim, subir ao topo era realizar um sonho e também significava que poderia mostrar aos meus amigos e admiradores que superei um dos momentos mais difíceis da minha vida. Mesmo que esteja numa cadeira de rodas, posso desafiar outros esportes e ainda fazer o que mais amo “, disse Lai à agência Reuters.
Com informações do G1 e Reuters

Michael Jackson é o artista morto que mais faturou em 2025; veja ranking da Forbes
Menino de 9 anos doa células-tronco e salva o pai com leucemia; já tiveram alta
Brasileira reencontra mulher que a salvou de estupro no metrô de Paris e agradece
Adolescente encontra US$ 3 mil, devolve e ganha US$ 10 mil de recompensa
Divulgada a primeira mochila voadora chinesa, atinge 100 km/hora; assista
Pitbull protege menino de 2 anos que saiu de casa e passou madrugada na rua
Alerta de relógio inteligente salva brasileiro de infarto fulminante
Nícolas Prattes diz que filme “Minha Vida com Shurastey” vai “aquecer o coração”
Pai faz parto da própria filha em casa no DF; não deu tempo