Chefs nos Eixos sustentável tem hambúrguer Darth Vader

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Chefs nos Eixos sustentável tem hambúrguer Darth Vader
Fotos: divulgação / Rafael Lobo|||

Neste domingo, dia 20, tem Chefs nos Eixos. O festival gastronômico chega a sua 10ª edição com duas novidades: não usará copos descartáveis e terá embalagens – compostáveis ou de material PET –  que podem ser recicladas.

O evento, que reúne renomados chefs de Brasília na avenida que corta a cidade, o Eixão, também terá novidade para os fãs de Star Wars.

O chef Matheus Brito, responsável pela cozinha da Dólar Furado, levará o Darth Vader, um hambúrguer inspirado no icônico personagem da saga. Totalmente dark, o sanduíche tem brioche negro de fermentação natural, burger angus em crosta de black rub da casa, cheddar e cebola caramelizada no shoyu.

Matheus vai servir também Nuggets de siri (6 unidades – acompanha sour cream de coco e geleia de pimentões) e o Nemo (brioche de fermentação natural, tartar de salmão, creme cítrico de abacate, anéis de lula crocantes e maionese de wasabi com nirá).

Também são estreantes no evento Rafael Madeira e Enzo Pacelli, do descolado N.O.A.H . Os chefs vão servir um Risoto de camarões flambados na vodka com morango e manjericão.

Paula Labak, responsável pelo menu do Caminito, vai levar para o Eixão um dos petiscos mais pedidos no restaurante, o famoso e desejado Millionaire Bacon (deliciosas tiras de bacon caramelizadas, com suave toque picante. Um clássico texano).

Veganos

Para os veganos, a grande novidade fica por conta de Cynara Arnt, da Vegan-se, que irá servir Strogonoff de seitan com champignon e creme de castanha de caju, acompanhado de arroz branco orgânico e batata palha. Tem ainda bobó de shimeji com algas marinhas, farofa, couve e arroz orgânico integral.

O preço máximo do pratos este ano será de R$ 30.

O festival será no dia 20 de maio, domingo na Asa Sul, na altura da 108/208, ao lado da estação do metrô para estimular o brasiliense a deixar o carro em casa e ir para o Eixão de metrô, de bicicleta, ou a pé.

Vegan-se - Foto: Rafael Lobo

Vegan-se – Foto: Rafael Lobo / divulgação

Paula Labaki - Foto Rafael Lobo

Paula Labaki – Foto Rafael Lobo / divulgação

Respeito ambiental

A 10ª edição do Chefs nos Eixos vai mudar todas as embalagens utilizadas no evento, que deverão ser compostáveis ou de material PET, que pode ser reciclado.

Também não haverá uso de copos plásticos, apenas ecocopos nas áreas de bebidas.

A pessoa paga uma espécie de caução e recebe um copo para usar durante todo o dia.

Ao final do evento, ela decide se quer levar o copo para casa – já que está pago – ou se devolve e recebe o dinheiro investido de volta.

A ideia foi usada durante este ano Fórum Mundial da Água, em Brasília, onde a Praça de Alimentação foi montada pelo Chefs nos Eixos.

Todo o lixo gerado durante todo o domingo será separado e destinado para cooperativas e estação de tratamento de resíduos.

Acessibilidade 

Haverá também acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, com cardápios em braile e rampa de acesso para cadeirantes, por exemplo.

Outra novidade é o cartão de recarga. Em vez de esperar em logas filas, o público credita o valor que quiser e usa o cartão para comprar seus pratos prediletos.

Assim, os quiosques ficarão exclusivamente dedicados ao serviço da comida, para agilizar o processo de atendimento e reduzir o tempo de espera.

A NUGO, empresa responsável já é parceira de grandes projetos da cidade, como o Moto Capital, o Carnaval no Parque e o Na Praia.

Quem já tem adquiriu o cartão em outros eventos, pode levá-lo para usar no Chef nos Eixos. Haverá caixas móveis preparados pra fazer as recargas.

Quem ainda não tem, poderá comprar seu e dar a recarga na hora.

Haverá ainda uma área destinada às cervejas artesanais, sucesso em edições anteriores e o mercadinho local, com chás, geleias, cafés…

Estão confirmados também a área Pet, o espaço Kids, os bate papos sobre saúde e bem estar e oficinas de compostagem.

Serviço

Chefs nos Eixos
Data: 20 de maio (domingo)
Local: Na altura das quadras 108/208 sul;
Valor dos pratos: máximo R$ 30
Horário: das 10h às 17h

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa