Como preparar e definir suas metas e desejos para 2019

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Como preparar e definir suas metas e desejos para 2019
Foto: Ilustração/André Felix / TribunaOnLine

Nada de se lamentar ou se arrepender do que não aconteceu, ou deu errado em 2018. A hora agora é de olhar para frente, planejar e estabelecer seus propósitos para o ano novo.

“É muito importante escrever essas metas em um papel. Pense em todos os aspectos da sua vida: profissional, familiar, pessoal, espiritual, saúde, entre outros”, orienta a psicóloga e psicanalista Cássia Rodrigues.

Escreva as metas, divididas em objetivos de pequeno, médio e longo prazos.

“Coloque as metas de acordo com os meses, estabelecendo objetivos. [Depois] Não deixe de avaliá-las todos os meses e, se necessário, faça alterações”, completou.

Uma das dicas é colocar os desejos no papel e não esquecer de olhá-los. Você pode deixar em um lugar visível, no computador, no celular ou na porta da geladeira. O importante é reler ao longo do ano e avaliar o que você já conquistou e o que ainda falta.

E lembre: é preciso manter o foco na hora de alcançar as metas de Ano-Novo.

É fundamental também que as metas traçadas sejam possíveis de serem conquistadas durante o ano, para que isso não gere frustração.

“Se você tem um objetivo muito grande, algo que vai demorar anos para ser alcançado, coloque em um papel também. Porém, nesse caso é necessário traçar as metas anuais para que esse sonho seja realizado no final do período que você estipulou”, finalizou.

As metas 

Ganhar mais dinheiro, comprar a casa própria, um carro novo, quitar dívidas, passar em concurso público, viajar, emagrecer, parar de fumar, praticar esporte, arrumar um amor estão entre os desejos mais comuns para o ano novo

O aplicativo 7waves produziu uma lista com os 15 maiores objetivos dos brasileiros para 2019.Os dados foram coletados na própria base do app, contando com os mais de 37 mil objetivos de vida cadastrados pelos usuários. Foram observados os desejos programados para serem concluídos entre janeiro e dezembro de 2019.

“Queremos criar o hábito de recorrer aos objetivos várias vezes ao ano, não uma vez só, como no ano novo”, comenta Rodolfo Ribeiro, CEO e fundador do negócio. A ideia geral do aplicativo é gerar uma orientação e ajudar os usuários a completarem seus objetivos.

Principais metas do brasileiro para 2019:

1 – Guardar dinheiro
2 – Aprender algo novo
3 – Praticar esporte
4 – Quitar débitos
5 – Ter alimentação saudável
6 – Trocar de emprego
7 – Empreender
8 – Ser fluente em inglês
9 – Viajar nas férias
10 – Comprar casa própria
11 – Subir de cargo
12 – Comprar carro
13 – Emagrecer
14 – Comprar celular
15 – Ser aprovado em concurso público

Rodolfo explica que em comparação a este ano dois objetivos aparecem no próximo ano com mais força: quitar débitos e guardar dinheiro.

Em seguida, pode-se observar também que grande parte dos objetivos cadastrados pelos usuários é ligado à renda.

Para o criador do app, a aparição de “concurso público” na lista também é uma surpresa.

A lista disponibilizada pelo app ainda permite perceber como os usuários se posicionam quando o assunto é estética. No ano passado, “emagrecer” e “praticar esportes” eram prioridades mais destacadas.

Para 2019, no entanto, a distância entre “emagrecer” e “ter uma alimentação saudável” demonstra como os usuários parecem muito mais interessados em uma vida saudável, menos ligados somente à estética.

O App

O aplicativo, que tem o nome inspirado em um dos maiores rituais de ano novo, o de pular as sete ondas, conta com uma média de duzentos downloads por dia.

Disponível para Android e IOS, o app funciona desde dezembro de 2017.

Nele, além de criarem suas metas, os usuários fazem a própria gestão de objetivos. Os desejos são divididos em 7 categorias, além da opção “outros”.

Para o criador, o app tem foco em objetivos de médio e longo prazo. Por isso, é importante acompanhar a evolução e ter as conquistas intermediárias registradas na plataforma.

Com informações da Claudia e TribunaOnline

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube