Ele troca copo com microlixo por aula gratuita de Stand Up Paddle

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Ele troca copo com microlixo por aula gratuita de Stand Up Paddle
Foto: Daniel Frank Tomaz/Arquivo Pessoal|

Um artista plástico de Santos criou um projeto que incentiva pessoas a coletarem microlixo das praias em troca de aulas gratuitas de SUP, o Stand Up Paddle.

É o ‘Surf Limpeza’. Quem entregar um copo cheio de resíduos ganha 30 minutos de aula.

Daniel Tomaz, criador da iniciativa, conta que a ideia surgiu há cerca de dois anos, e tem sido bem aceita pelos santistas.

“Eu comecei há 18 anos, aqui em Santos, esculpindo em pranchas de surfe velhas e quebradas – o que restava da fabricação das mesmas. Fiz arte com esses resíduos coletados, e dei ao primeiro projeto o nome de Surfrecycle”, contou o artista plástico à Tribuna

Para viabilizar o projeto, nos últimos dois anos, Daniel trocou algumas de suas obras por pranchas de stand up, e começou a alugá-las no Canal 3.

Ele também conta com uma ‘guardaria’ – local alugado por surfistas para deixarem suas pranchas e acessórios de surfe.

A ideia

Há dois anos, observando a beira do mar, Daniel conta que viu várias tampinhas descartadas, começou a recolhê-las, colocou em cima do stand up e tirou uma foto.

Assim nasceu o projeto. “A partir de agora, quem vier aqui e coletar um copo de microlixo vai remar de graça por meia hora”, decidiu.

Com os resíduos, Daniel começou a criar objetos decorativos inspirados na cidade de Santos, e passou a vendê-los para manter o ‘Surf Limpeza’.

“Eu pensei em fazer esses objetos para manter o projeto autossustentável, e vejo que isso ganhou força, tem mantido a ideia de pé”, revelou.

O ‘Surf Limpeza’ tem auxílio da Prefeitura de Santos e da ONG Abrelpe, que viabilizaram uma tenda para o projeto e uma pequena estrutura de coletores, além de uma balança.

“Mas, eu ainda preciso de uma ajuda para transportar a barraca, trazer as pranchas do projeto, além de um lugar para tratar esses resíduos”, ressaltou.

Além de desenvolver uma atividade esportiva e manter a limpeza das praias, o projeto pretende conscientizar os alunos sobre a importância da ação para proteger o meio ambiente.

Serviço

O projeto funciona à beira-mar, na Avenida Vicente de Carvalho, em frente ao número 36, no Boqueirão, em Santos.

O atendimento é realizado aos sábados e domingos, das 11h às 17h.

Foto: Divulgação / Surf Limpeza

Foto: Divulgação / Surf Limpeza

Com informações da Tribuna

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube