Dieta do bom humor: 17 alimentos para fazer você mais feliz

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Dieta do bom humor: 17 alimentos para fazer você mais feliz
Foto: Healthista|Foto: Healthista

Sabia que existe uma dieta que reduz o peso e melhora o humor e o estresse?

O diretor nutricional da Healthista, Rick Hay, criou um plano alimentar com receitas, incluindo ingredientes para tornar as pessoas mais felizes, bem humoradas.

A dieta alimentar de sete dias usa 17 alimentos que ajudam a fornecer ao corpo os nutrientes necessários para apoiar o sistema nervoso. (veja receitas abaixo)

Ela substitui o que pode ser um ciclo vicioso de estilo de vida estressante (cafeína, fast food, açúcar) com um plano alimentar saudável que pode ajudar a reduzir seus níveis de estresse e fornecer energia mais sustentada, melhorando seu humor.

Os 17 tipos de alimentos

Abacates contêm ácidos graxos essenciais e tirosina, o que ajuda a melhorar os níveis de dopamina.

As bagas são ricas em antioxidantes, como as antocianinas, que ajudam a função cognitiva e reduzem a inflamação. Eles também contêm vitamina C, que ajuda os níveis de estresse.

Lentilhas são carboidratos complexos que aumentam os níveis de serotonina e ajudam a fornecer energia sustentada durante o dia.

As bananas contêm o aminoácido triptofano, um precursor da serotonina para melhorar o humor.

A aveia é rica em vitamina B e ajudará a estabilizar o açúcar no sangue para um humor mais estável e energia.

Salmão e sardinha são ácidos graxos essenciais. Salmão em particular é rico em vitamina B12, que ajuda a reduzir o cansaço e fadiga e também ajuda a melhorar o humor.

As nozes contêm gorduras saudáveis que também são ricas em vitamina B. As castanhas do Brasil são ricas em selênio, o que pode ajudar na saúde da tireóide e prevenir danos oxidativos.

Os verdes folhosos, como o espinafre, são ricos em magnésio relaxante e energizam a vitamina B.

Chá contém L theanine, que ajuda a produzir ondas alfa, que podem melhorar e relaxar o seu humor. O Chá Verde e o Chá Matcha são os melhores para os níveis de L-teanina. O chá de camomila e erva-cidreira tem efeitos calmantes.

Algas como óleo de algas, espirulina ou chlorella, contém ácidos graxos essenciais, bem como vitamina B para ajudar o seu humor e ferro para ajudar na circulação.

Ervas e temperos como canela, alecrim, manjericão, açafrão, gengibre, alho e sálvia têm propriedades para melhorar o humor e melhorar a memória.

Alimentos fermentados como tempeh, kefir, iogurte e miso podem ajudar bactérias saudáveis do intestino a melhorar seu humor (porque 90% da serotonina é produzida em seu intestino) e a imunidade.

As sementes contêm ácidos graxos essenciais e vitaminas do complexo B para a saúde do cérebro.

Quinoa também contém vitamina B para ajudar a nutrir o sistema nervoso.

Propriedades

O triptofano, um aminoácido obtido a partir dos alimentos que ingerimos, que ajuda o corpo a produzir serotonina, muitas vezes referida como a química da “felicidade” do cérebro. Ele pode ser encontrado em nozes, sementes, ovos e tofu e ajudará na produção de produtos químicos para se sentir bem, como a serotonina.

A dieta também é rica em vitamina C, que ajuda a suportar a função do sistema nervoso,  tem magnésio para ajudar a melhorar o humor e a vitamina B para regulação hormonal e suporte ao sistema nervoso.

Os alimentos coloridos nesta dieta alimentar de humor também oferecem proteção antioxidante para ajudar a impulsionar o sistema imunológico. Eles são ricos em fibras também, ajudando a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

Se o seu açúcar no sangue é instável, você terá mais mudanças de humor, mais desejos e menos energia. Para resumir, você provavelmente ficará mal-humorado e cansado.

A dieta alimentar de humor de Hay ajuda a reduzir os níveis de estresse e ansiedade e também poderá ajudar na insônia.

Nem precisa dizer que quanto mais energia você tem, mais feliz você será.

“Como você está menos estressado, a energia tende a aumentar”, diz Hay, “o que pode levá-lo a fazer mais exercícios”.

Outro aspecto importante da dieta é que ela fornece a melhor digestão possível para que o corpo tenha uma ótima absorção de nutrientes.

A inclusão de alguns alimentos fermentados e muita fibra ajuda a criar uma microbiota intestinal saudável, que tem demonstrado ajudar tanto a imunidade quanto o seu humor.

“Acho que essa dieta pode permitir que você perca dois quilos ou mais em uma semana”, sugere Hay.

‘Você pode fazer isso por mais tempo e se fizer uma combinação de exercícios aeróbicos, três sessões de caminhada rápida, natação ou ciclismo por 30-45 minutos e duas sessões de circuito ou treinamento de resistência por cerca de 20 minutos, você verá ainda mais benefícios de perda de peso.

Quando seu peso diminui, sua saúde cardiovascular também melhora, reduzindo o risco de câncer. Comer mais alimentos à base de plantas impacta positivamente em muitos estados de doença, diminuindo as taxas de mortalidade.

 

Foto: Healthista

Foto: Healthista

Receitas dos 7 dias estão no link da Healthista. Aqui um exemplo:

Café da manhã
Opção 1 :
Smoothie de Framboesa
Duas xícaras de framboesas
Uma xícara de espinafre
Uma colher de chá de canela
Duas colheres de chá de chia ou linhaça
200 ml de leite de cânhamo, arroz, aveia ou amêndoa

Opção 2 :
Mingau de Semente de Chia
Uma xícara de aveia
Leite de arroz ou leite de coco
Uma colher de chá de sementes de chia e flocos de coco
Top com bagas
Xícara de chá, café ou chá verde Matcha.

Lanche
Opção 1 :
Bananas e ameixas – Tenha algumas ameixas ou um copo de suco de ameixa se preferir, junto com uma banana.

Opção 2:
Nozes e sementes mistas – isso fornecerá proteína para ajudar a mantê-lo satisfeito e satisfeito até o jantar. Chá de hortelã.

Almoço
Opção 1 :
Teriyaki Tofu Roll
Opção 2 :
Salada de Quinoa, Grão de Bico e Espinafre

Meio da tarde
Copo de Kefir ou Cup of Miso Soup

Jantar
Opção 1 :
Frite Vegano

Opção 2 :
Tofu / Tempeh com salada ou salmão com salada

Sobremesa
Opção 1 :
framboesa sonolenta

Opção 2 :
Smoothie de manga verde

Xícara de chá de camomila, gengibre ou erva-cidreira

Acesse o restante do cardápio aqui.

Com informações do Healthista

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube