“Nasci de novo”, diz homem que estava no alto da barragem Brumadinho

Pelas imagens, é difícil imaginar que algum trabalhador que estava em cima da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, pudesse sobreviver. Mas o sondador Lieuzo Luiz dos Santos conseguiu escapar apenas com uma fratura na perna direita.
Lieuzo é uma das pessoas que aparecem nas imagens das câmeras de segurança da Vale que captaram o exato momento do rompimento da barragem.
“Não sei por quantos metros fui arrastado, eu desci como se fosse uma bola. Mas pelas mãos de Deus eu fui parar em um lugar seco. A minha perna ficou soterrada com rejeito seco, mas eu cavei e esperei por socorro. Pedi a Deus para que eu saísse vivo”, contou Lieuzo em entrevista à TV TEM.
“Quando os bombeiros me acharam e me tiraram de lá foi um alívio. Tudo o que eu passei eu não desejo a ninguém. Quando tudo isso aconteceu eu só conseguia pensar na minha família e nos meus colegas de serviço que ainda estão desaparecidos”, disse.
Lieuzo conta que após o resgate foi levado a um ponto de apoio e, em seguida, encaminhado ao hospital onde passou por cirurgia.
“Nasci de novo, agora eu tenho duas datas de nascimento. Faço aniversário no dia 25 de janeiro e também no 23 de fevereiro”, afirmou.
De volta pra casa
Lieuzo recebeu alta do hospital na sexta-feira, dia 1º e chegou neste fim de semana a Ilha Solteira, no interior de São Paulo, onde mora a família dele.
Ele é terceirizado e trabalhava com colegas na instalação de instrumentos de energia elétrica quando a estrutura desabou no último dia 25.
“Nós achamos que era vento, só depois nos demos conta do que estava acontecendo. Vimos a terra explodir e fomos para baixo. Pedi a Deus para não deixar a lama passar por mim”, contou.
Ele disse que não ouviu qualquer estrondo antes do rompimento da barragem formar um mar de lama. Porém, diz que viu o gado correndo assustado antes de o morro onde ele estava desmoronar.
Até o início da noite deste domingo (3), a tragédia havia causado a morte de 121 pessoas e outras 212 continuavam desaparecidas.
Com informações do G1/TVTem
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Governo zera impostos para frear preço do biodiesel e querosene; subsídio ao gás de cozinha
MEC dará aulas de inglês gratuitas online; veja como conseguir
Reviravolta no caso da cachorrinha que defendeu Jesus na Paixão de Cristo; verdadeira tutora
Rio de Janeiro terá bebedouros para animais em espaços públicos; lei sancionada
Menina salva vida da mãe com mensagem na rede social
Caramelo ajuda a salvar cachorrinha idosa que caiu numa vala; vídeo
Coelhinho resgatado aprende a jogar Jenga e vira campeão; vídeo
Tratamento contra câncer de mama que não cai cabelo já está disponível no SUS
Homem que vive na rua escreve bilhete pedindo ajuda para tratar cachorrinho doente… e consegue
Mulher “adota” idosa viúva que mudou de cidade sozinha: “anjos existem”
“Deus salvou a gente”, diz motorista de carro atingido por árvore durante tempestade
Menino de 8 anos comemora vitória contra o câncer dançando e dando pirueta; video