Identificados compostos do café que bloqueiam o câncer de próstata

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Identificados compostos do café que bloqueiam o câncer de próstata
Foto: Pixabay

Cientistas afirmam ter identificado compostos químicos do café que inibem o crescimento do câncer de próstata, mesmo quando ele já se manifestou.

Pesquisadores japoneses, da Universidade de Kanazawa, estudaram os efeitos de seis compostos químicos encontrados naturalmente no café, aplicando-os em culturas de células de câncer de próstata humano in vitro em cobaias.

Os experimentos mostraram que as células tratadas com acetato de kahweol e com cafestol cresceram mais lentamente do que os controles.

Mais importante: os dois compostos foram capazes de inibir o crescimento de células que são resistentes a medicamentos anticâncer comuns, como o Cabazitaxel.

“Nós descobrimos que o acetato de kahweol e o cafestol inibiram o crescimento das células cancerígenas em camundongos, mas a combinação pareceu funcionar sinergisticamente, levando a um crescimento do tumor significativamente mais lento do que em camundongos não tratados. Após 11 dias, os tumores não tratados tinham crescido cerca de 3 vezes e meia o volume original (342%), enquanto os tumores nos camundongos tratados com ambos os compostos cresceram cerca de uma vez e meia (167%) o tamanho original,” disse o Dr. Hiroaki Iwamoto, da Universidade de Kanazawa.

“É importante colocar esses resultados em perspectiva. Este é um estudo piloto, então este trabalho mostra que o uso desses compostos é cientificamente viável, mas precisa de mais investigação; isso não significa que as descobertas já possam ser aplicadas aos seres humanos. Também descobrimos a redução do crescimento de células tumorais transplantadas, em vez de células tumorais nativas, o que mostra que esses compostos parecem ter um efeito sobre as células resistentes a drogas nas circunstâncias certas, e isto também precisa de mais pesquisas. Atualmente, estamos considerando como podemos testar essas descobertas em uma amostra maior e, em seguida, em humanos,” disse Iwamoto.

Existem cada vez mais evidências de que a ingestão de café está associada a uma redução na incidência de alguns tipos de câncer, incluindo câncer de próstata, câncer de intestino, câncer de mama e câncer oral.

Com informações do Diário da Saúde

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube