Desejar o bem aos outros diminui ansiedade e estresse, diz estudo

Nada de remédios. Existe um jeito simples, barato e sem efeitos colaterais para diminuir a ansiedade e o estresse: desejar o bem a alguém!
Foi o que descobriu um estudo da Universidade Estadual de Iowa, nos Estados Unidos, publicado no periódico científico Journal of Happiness Studies.
O estudo mostra que tanto pessoas naturalmente empáticas quanto as mais narcisistas se aproveitaram dos benefícios dos bons pensamentos.
Antes e depois do experimento, os pesquisadores fizeram entrevistas com cada participante para medir níveis de ansiedade e estresse.
O grupo dedicado a mentalizar a felicidade se sentiu mais empático, preocupado com o outro e, principalmente, feliz. Da mesma forma, o segundo grupo, que deveria tentar se colocar no lugar do outro, apresentou maiores níveis de empatia e conexão.
A pesquisa
O experimento pediu que os participantes caminhassem por 12 minutos e focassem em determinados pensamentos ao encontrar outras pessoas.
Os voluntários da pesquisa foram divididos em quatro grupos, cada um encarregado de imaginar algo diferente enquanto batia o olho em outro indivíduo. Todos foram encorajados a produzir pensamentos e sensações genuínas durante o teste.
O primeiro grupo devia desejar felicidade a quem encontrasse, mentalizando a frase “Eu desejo que essa pessoa seja feliz”.
O segundo se concentrou em pensar na conexão que eles possuem com o outro, imaginando que pudessem manter uma ambição ou sentimentos em comum, por exemplo.
Participantes do terceiro grupo deveriam focar apenas em si mesmos, colocando o próximo em um patamar inferior durante a troca de olhares. Os soberbos não tiveram melhora em nenhuma das características.
Esse dado contrasta resultados de pesquisas anteriores, que mostraram que o ato de se comparar com outras pessoas poderia amenizar o sentimento de alguém que estivesse mal consigo mesmo ou com baixa autoestima.
Esse tipo de estratégia competitiva, aliás, já foi relacionada como causa de depressão e ansiedade.
Já o quarto serviu como “controle”. Quem ficou neste grupo deveria apenas levar em conta apenas o aspecto visual das pessoas, como as roupas e cores que estavam vestindo.
Dica: se você está precisando amenizar o estresse e a ansiedade do dia a dia, mande pensamentos positivos para seu vizinho, seu colega de classe, do trabalho… pode ser uma boa saída!
Com informações da Super
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Vacina contra HPV já salvou um milhão de meninas no mundo, revela estudo
Brasil terá o primeiro hospital inteligente do SUS com mais de 800 leitos
Autismo: cientistas conseguem reverter sintomas com remédio para epilepsia, em ratos
Brasil testa uma nova técnica de combate ao câncer de mama; congelamento
Química brasileira cria caneta capaz de detectar câncer em 10 segundos; testes no Brasil
“Menino da bolha”: terapia para bebês com a doença tem 95% de eficácia, 10 anos depois
Cai número de jovens que ingerem bebidas alcoólicas no Brasil e nova pesquisa aponta o motivo
Após ser preso injustamente, homem prova inocência e tem reencontro emocionante com filha
Paciente anônimo dá iPhone de presente a enfermeiro que o atendeu
Lindsay Wagner, a eterna Mulher Biônica, faz 76 anos e continua linda
Conheça o barco voador brasileiro, mais rápido e barato para transporte na Amazônia; vídeo