Agência Espacial da China divulga novas fotos do lado escuro da Lua

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Agência Espacial da China divulga novas fotos do lado escuro da Lua
Foto: pixabay|Foto: CLEP/CNSA|MARCAS DEIXADAS PELOS PNEUS DO JIPE YUTU 2 FOTO: CLEP/CNSA|Foto: CLEP/CNSA|FOTO: CLEP/CNSA|FOTO: CLEP/CNSA

Novas fotos exclusivas do lado escuro da Lua em 360 graus foram tiradas por uma câmera instalada no topo sonda Chang’e-4, da China, que pousou no satélite no início deste ano.

As imagens foram divulgadas pela Administração Nacional do Espaço da China (CNSA). São novas fotos panorâmicas do lado oculto da Lua.

A sonda, que trabalha em conjunto com o jipe Yutu 2, está investigando diferenças geológicas e químicas entre os lados próximos e distantes da Lua.

Os cientistas envolvidos no projeto disseram em comunicado que a área pesquisada mostra “evidências potenciais de material máfico profundo escavado, que poderia revelar a mineralogia do manto lunar”.

Por conta da sincronia entre os movimentos da Terra e da Lua, parte do nosso satélite nunca aparece pra gente, o que também dificulta o lançamento de naves para essa região.

“O lado oculto da Lua tem características únicas e nunca houve uma exploração no local, então a sonda Chang’e-4 pode nos trazer descobertas inovadoras”, disse em comunicado Zou Yongliao, diretor da divisão de exploração espacial e lunar da Academia Chinesa de Ciências.

De acordo com a Administração Nacional Espacial da China, a missão da sonda Chang’e-4 será a de fazer medições detalhadas do terreno e da composição mineral da Lua: acredita-se que a região do Polo Sul lunar tenha sido formada durante uma gigantesca colisão.

Enquanto a missão é realizada, os chineses já planejam uma nova viagem ao satélite natural. A missão Chang’e-5 será lançada ainda neste ano para trazer amostras da Lua pela primeira vez à Terra, desde a década de 1970.

Nenhuma nova amostra lunar entrou em laboratórios terrestres desde a expedição Luna 24, da antiga União Soviética, no ano de 1976.

A sonda pretende aterrissar em um mar lunar chamado Oceanus Procellarum.

Veja as fotos:

Foto: CLEP/CNSA

Foto: CLEP/CNSA

MARCAS DEIXADAS PELOS PNEUS DO JIPE YUTU 2 FOTO: CLEP/CNSA

MARCAS DEIXADAS PELOS PNEUS DO JIPE YUTU 2 FOTO: CLEP/CNSA

Foto: CLEP/CNSA

Foto: CLEP/CNSA

FOTO: CLEP/CNSA

FOTO: CLEP/CNSA

FOTO: CLEP/CNSA

FOTO: CLEP/CNSA

Com informações da Galileu

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube