Tomar banho quente 1 h antes de dormir melhora noite de sono

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Tomar banho quente 1 h antes de dormir melhora noite de sono
Foto: pixabay

Notícia boa para quem sofre de insônia. Tomar um banho quente antes de dormir melhora a noite de sono.

Pesquisadores da Escola de Engenharia Cockrell, da Universidade do Texas, em Austin, EUA, descobriram que tomar banho de 1 a 2 horas antes de dormir em água quente – de 40 a 43 graus Celsius – ajuda a dormir melhor.

 

 

Eles descobriram que o banho também pode acelerar a velocidade de adormecer em uma média de 10 minutos, quando tomado de 1 a 2 horas antes de dormir.

O entendimento é que tanto o sono quanto a temperatura central do nosso corpo são regulados por um relógio circadiano localizado dentro do hipotálamo do cérebro, que impulsiona os padrões de 24 horas de muitos processos biológicos, incluindo o sono e a vigília.

A temperatura corporal, que está envolvida na regulação do ciclo vigília/sono, exibe um ciclo circadiano, sendo 2 a 3 graus Fahrenheit mais alto no final da tarde/início da noite do que durante o sono, quando é o mais baixo.

O ciclo circadiano de uma pessoa comum é caracterizado por uma redução na temperatura corporal de aproximadamente 0,5 a 1 graus celsius, em torno de uma hora antes do tempo normal de sono, caindo para o seu nível mais baixo entre o meio e o final do período noturno de sono.

Em seguida, ele começa a subir, agindo como uma espécie de sinal biológico de despertar do despertador.

O ciclo de temperatura conduz o ciclo do sono e é um fator essencial para alcançar um início de sono rápido e um sono de alta eficiência.

Tempo de banho

Os pesquisadores descobriram que o tempo ideal de banho para o resfriamento da temperatura corporal central, para melhorar a qualidade do sono, é de cerca de 90 minutos antes de ir para a cama.

Banhos quentes e chuveiros estimulam o sistema termorregulador do corpo, causando um aumento acentuado na circulação do sangue do núcleo interno do corpo para os locais periféricos das mãos e dos pés, resultando na remoção eficiente do calor corporal e no declínio da temperatura corporal.

Portanto, se os banhos são tomados no tempo biológico certo – 1 a 2 horas antes de dormir – eles ajudarão no processo natural circadiano e aumentarão as chances de não apenas adormecer rapidamente, mas também de ter um sono de melhor qualidade.

Como

Em colaboração com o UT Health Science Center em Houston e a University of Southern California, os pesquisadores da UT revisaram 5.322 estudos feitos no passado.

Eles estudaram o aquecimento corporal passivo baseado em água em várias condições relacionadas ao sono:

Latência no início do sono, que é o tempo que leva para realizar a transição da vigília completa para o sono;  tempo total de sono; eficiência do sono, que é a quantidade de tempo gasto dormindo em relação ao tempo total gasto na cama para dormir; e qualidade subjetiva do sono.

A equipe de pesquisa está trabalhando agora com o Escritório de Comercialização de Tecnologia da UT na esperança de projetar um sistema comercialmente viável com tecnologia de Estimulação Térmica Seletiva patenteada pela Universidade.

Com informações do GNN/Universidade do Texas

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube