Ebola agora tem cura, revelam cientistas após testes com 2 drogas

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Ebola agora tem cura, revelam cientistas após testes com 2 drogas
Vacinação no Congo - Foto: Agência Anadolu / Getty Image

A ciência consegue vencer mais uma doença grave. Agora o Ebola é curável.

A informação é da Organização Mundial de Saúde e do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA, um dos co-patrocinadores do estudo.

“De agora em diante, não vamos mais dizer que o Ebola é incurável. Esses avanços ajudarão a salvar milhares de vidas”, disse o professor Jean-Jacques Muyembe, diretor-geral do Instituto Nacional de Pesquisa Biomédica na República Democrática do Congo, que supervisionou o estudo.

Duas das quatro drogas que foram testadas na República Democrática do Congo reduziram significativamente a taxa de mortalidade.

O ZMapp, usado durante a maciça epidemia de Ebola em Serra Leoa, Libéria e Guiné, foi retirado junto com Remdesivir depois que dois anticorpos monoclonais, que bloqueiam o vírus, tiveram efeito substancialmente maior.

Agora, todas as unidades de tratamento com Ebola vão usar os dois medicamentos de anticorpos monoclonais.

As drogas

Anthony Fauci, diretor do NIAID dos EUA, falou sobre a redução na taxa de mortalidade.

O resultados em pessoas que chegaram a um centro de tratamento logo após ficarem doentes, em vez de ficarem em casa, foram impressionantes: com taxas de mortalidade de 24% no ZMapp, 33% com Remdesivir, 11% com 114 e apenas 6% com a droga de Regeneron.

Um dos maiores obstáculos na luta contra o surto, que durou um ano e teve 2.800 casos, tem sido a relutância daqueles que adoecem em procurar tratamento.

Quase 70% das pessoas infectadas na República Democrática do Congo morreram. Muyembe disse que muitas pessoas viram membros da família entrarem em um centro de tratamento de Ebola e saírem mortos.

“Agora que 90% de seus pacientes podem ir ao centro de tratamento e sair completamente curados, eles vão começar a acreditar e construir confiança na população e na comunidade”, disse ele.

 

Homenagens

Fauci prestou homenagem a todos os envolvidos no julgamento em quatro cidades: Beni, Katwa, Butembo e Mangina.

ONGs, incluindo o Corpo Médico Internacional e Médicos sem Fronteiras, “colocam suas vidas em risco todos os dias para cuidar de pacientes em condições extremamente difíceis na área onde o surto está ocorrendo”, disse ele.

“Quanto mais aprendemos sobre esses dois tratamentos, e como eles podem complementar a resposta da saúde pública, incluindo rastreamento de contatos e vacinação, mais perto podemos chegar de transformar o Ebola de uma doença aterrorizante em algo que é evitável e tratável. Nós nunca vamos nos livrar do Ebola, mas devemos ser capazes de impedir que esses surtos se transformem em grandes epidemias nacionais e regionais ”, disse ele.

Com informações do TheGuardian
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube