Artista revelada aos 83 realiza sonho de livro e lança campanha

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Artista revelada aos 83 realiza sonho de livro e lança campanha
Tetê Brandolim - Foto: divulgação|||

Uma artista plástica de São Paulo, revelada aos 83 anos, realizou agora, aos 88, o sonho de ter um livro que conta sua própria história. E entrou na batalha para publicar a obra.

“O Jardim de Tetê” é todo ilustrado por 100 obras de Tetê Brandolim.

Tudo começou com a receita de pão que ela costumava fazer em casa. Junto com a alfabetização, veio a autoconfiança, o aumento da autoestima, a criatividade aflorou e o resultado são mais de 450 quadros – produzidos em cinco anos – e 15 exposições individuais e coletivas.

“Eu nunca esperei ter uma velhice assim com tantas coisas boas acontecendo e quero continuar fazendo a minha arte, os meus jardins até o dia que Deus me der força. É o trago de dentro de mim para compartilhar com as pessoas. É minha forma de agradecer pela vida”, contou Tetê em entrevista ao SóNotíciaBoa.

A alfabetização

Ela perseguiu o desejo de ler e escrever até os 83 anos, quando, finalmente, encontrou a educadora Jany DiLourdes Nascimento, que partiu de elementos familiares a ela para apresentar a palavra escrita pelo método Paulo Freire.

“Só no Brasil cerca de 14 milhões de jovens e adultos não têm ou não tiveram acesso à escola, vivendo com dificuldade em um mundo voltado para quem lê e escreve”, lembrou a jornalista Maria Zulmira de Souza, a Zuzu, filha de Tetê.

Autodidata na arte, ela usa uma técnica única com a chita – o mais brasileiro dos tecidos – na qual as flores são recortadas uma a uma para darem lugar a novos desenhos e formas a partir delas.

A ideia

A ideia do livro, que conta história de vida da artista foi da filha, Maria Zulmira de Souza.

Depois de fazer cerca de seis mil histórias no jornalismo, Zuzu se deu conta de que tinha um caso e tanto bem perto dela.

Ela escreveu o livro junto com Cristiana Camargo e com textos de outras pessoas como Fernando Bignardi, médico especializado em envelhecimento, Angélica Fabbri, museóloga, Jany Dilourdes, educadora.

Eles contam como foi a transformação de Tetê nos últimos anos.

Vaquinha

A campanha para publicação do livro foi lançada pelo Catarse e poderá fazer Tetê realizar outro sonho:  levar suas obras e o seu livro para os EUA.

Ela já conseguiu R$ 37 mil dos R$ 62 mil que precisa.

“Estamos com cerca de 60% da meta do Catarse. Contagem regressiva 15 dias. Se ultrapassarmos, vamos levá-la para Nova Iorque para realizar o segundo sonho e registrar a viagem em video”, planeja Zuzu.

O livro usa a história da artista plástica para inspirar e estimular que outros talentos escondidos também floresçam.

E para mostrar que é mais moderna do que se pensa, a artista de 88 anos está brilhando nas redes sociais.

Veja as obras dela no Facebook, Instagram e Behance.

Apoie aqui a artista para realizar seu sonho.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Obra Alvorada Doida 80 x 100 cm (2014). Colagem de chita e acrílica - Foto: divulgação

“Alvorada Doida” 80 x 100 cm (2014). Colagem de chita e acrílica – Foto: divulgação

"Ninhos" 70 x 100 cm - colagem e acrílica 2015 - Foto: divulgação

“Ninhos” 70 x 100 cm – colagem e acrílica 2015 – Foto: divulgação

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube