Filme brasileiro no Oscar 2020: Fernanda Montenegro concorre de novo

O longa-metragem A Vida Invisível, do diretor Karim Aïnouz, será o representante do Brasil na disputa por uma vaga de melhor filme estrangeiro no Oscar 2020.
O anúncio foi feito nesta terça-feira, 27, pela Academia Brasileira de Cinema.
O filme, que estreia no dia 31 de outubro, desbancou Bacurau, dos pernambucanos Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles – que recebeu o Prêmio do Júri no Festival de Cannes, em maio, e que tem lotado as pré-estreias em todo o país com a história de um Brasil distópico no meio do sertão nordestino.
As indicações ao Oscar serão reveladas no dia 13 de janeiro, e a cerimônia de premiação será dia 9 de fevereiro, em Los Angeles.
O filme
A história se passa nos anos 1940, A Vida Invisível, baseado no livro de Martha Batalha, que venceu a mostra Um Certo Olhar, de Cannes, retrata a vida das irmãs Guida, interpretada por Julia Stockler e Eurídice Gusmão, Carol Duarte (foto acima).
As duas são criadas em uma sociedade machista, e compartilhavam sonhos e planos até que uma gravidez aos 18 anos faz com que Guida seja rejeitada pela família e fuja com o namorado.
Elas são separadas e passam a vida tentando reencontrar-se. No elenco da obra também estão Gregorio Duvivier, Bárbara Santos, Flavia Gusmão e Fernanda Montenegro.
Fernanda de novo no Oscar
A presença da grande dama da dramaturgia brasileira, indicada ao Oscar de melhor atriz em 1999 por Central do Brasil, foi precisamente um dos fatores decisivos para que o longa desbancasse Bacurau em uma “disputa acirrada”, segundo explicou Ana Mulayert, diretora da comissão da Academia.
Outro ponto que influenciou a escolha foi a influência do diretor cearense Aïnouz (de Praia do Futuro) no mercado internacional.
“Estamos felizes com a qualidade dos filmes inscritos, com três filmes que estiveram em Cannes. Houve uma discussão de alto nível. Não houve unanimidade, embora todos tenham gostado do filme escolhido”, comentou Muylaert.
A Vida Invisível recebeu cinco votos, enquanto Bacurau ficou em segundo lugar, com quatro. Muylaert revelou que um grupo da comissão desejava passar uma mensagem política mais forte, com o longa dos pernambucanos, enquanto outros priorizavam a viabilidade do escolhido para o prêmio.
Veja o trailer:
https://youtu.be/GrkzdF6dtb0
Com informações do El País
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Panetone de chocolate brasileiro é eleito o segundo melhor do mundo, na Itália
Menino entra dormindo para levar alianças de casamento e rouba a atenção da festa; vídeo
Taylor Swift doa US$ 100 mil para ajudar criança que luta contra câncer cerebral raro
Após Caetano Veloso compartilhar vídeo de dona Lila cantando “Força Estranha”, ela fica famosa
Tem chuva de estrelas cadentes esta noite: 20 meteoros por hora
Ex-feirante vence o Mr. Olympia Brasil e chora: “só eu sei o que passei”
Hospitais impedem trocas de bebês coletando digitais das crianças na maternidade
Alunos, pais e professores limpam pichações na cidade e dão exemplo; vídeo
Tartarugas marinhas verdes venceram; não estão mais ameaçadas de extinção
Alok paga escola particular dos filhos dos funcionários e explica motivo
Cão yorkshire abandonado é resgatado, ganha corte de cabelo e fica lindo
Confirmado: Ed Sheeran no Brasil em 2026; pressão dos fãs ajudou