Panetone de chocolate brasileiro é eleito o segundo melhor do mundo, na Itália

É do Brasil! Um panetone de chocolate brasileiro foi eleito o segundo melhor do mundo em uma competição em Milão, na Itália, no último fim de semana.
A delícia premiada leva lascas de chocolate na massa e cobertura crocante de farinha de amêndoas e avelã. Imagina?
“O nosso panetone de chocolate foi um tributo à elegância da tradição italiana em diálogo com a ousadia da confeitaria contemporânea”, disse o padeiro brasileiro Brunno Malheiros (CE), da confeitaria Cheiro de Pão. Ele faz parte do time Squadra Brasile, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus Andrade (RN) e Déborah Zanzini (SP).
Segundo melhor do mundo
Um panetone de chocolate brasileiro foi o vice-campeão na Panettone World Championship 2025, competição internacional que que terminou no último sábado (18) em uma feira do setor de alimentação em Milão.
Bruno contou como é feito o panetone premiado:
“Após o preparo e findada a cocção a 150 °C, os panetones são imediatamente invertidos e permanecem em descanso por pelos menos 12 horas, garantindo alveolatura estável, maciez e preservação do aroma”.
Leia mais notícia boa
- Brasileiros estão na competição do melhor panettone do mundo na Itália; histórico
- Turistas elegem os melhores restaurantes do mundo; 8 brasileiros na lista
- Preço nas melhores pizzarias do mundo é menor do que nas concorrentes comuns, sabia?
Os campeões da competição
Nesta segunda edição do Panettone World Championship participaram nove equipes: Brasil, Taiwan, Argentina, Austrália, China, Alemanha, Japão, Peru e Espanha.
Cada equipe preparou três variações de panetone: o clássico com frutas, o de chocolate e uma versão inovadora, servida com sorvete.
Na categoria panetone de chocolate venceu Taiwan. O Brasil veio no segundo lugar e a Argentina apareceu em terceiro.
Outros panetones premiados
O melhor panetone inovador, servido com sorvete, ficou com a Austrália. Argentina e Taiwan apareceram em seguida.
Entre os panetones clássicos, venceram Taiwan, Austrália e Argentina, no segundo e terceiro lugares.
As avaliações foram feitas por especialistas, com júri técnico, jornalistas, confeiteiros famosos, campeões mundiais e por um júri italiano.
A premiação acontece desde 2019 e é ligada à Accademia dei Maestri del Lievito Madre e del Panettone Italiano, que promove a produção artesanal de produtos fermentados com fermento natural.
Vendas no Brasil
O panetone de chocolate brasileiro, que encantou estrangeiros e faturou o segundo lugar no concurso, foi uma criação em grupo, por isso, poderá ser produzido e vendido no Brasil por todos os membros da equipe vencedora, informou a CNN.
A gente já tá na fila de espera! (rs)

