Pesquisa monitora cérebro de bebês assistindo teatro: aprendizagem

Um grupo de artistas e pesquisadores de três países – Brasil, Espanha e Polônia – quer descobrir o que acontece no cérebro dos bebês quando eles assistem a atuações ao vivo de teatro.
O estudo inovador vai monitorar o cérebro e as emoções crianças de 0 a 3 anos de idade enquanto elas são expostos a experiências artísticas poéticas, audiovisuais de conteúdo poético feitos especialmente para crianças.
O projeto é pioneiro e vai usar dados coletados em apresentações diversas da Cia Teatral La Casa Incierta, referência mundial na criação de espetáculos especializados para a primeira infância.
Como
O estudo vai realizar o monitoramento eletrodérmico e filmar as respostas psicofisiológicas das crianças na primeira infância, de seus acompanhantes, como espectadores e dos atores em cena, enquanto eles participam de performances ao vivo de teatro, para ampliar o conhecimento das capacidades de atenção, emoção e empatia.
A ideia é medir ao mesmo tempo as emoções e as reações em termos de atenção tanto dos espectadores como dos artistas no palco e fazer uma correlação entre os resultados obtidos individual e coletivamente, durante estas experimentações artísticas.
A análise das experiências será feita por uma equipe de pesquisadores, coordenando intersetorialmente diversas áreas de conhecimento – artes, pedagogia e filosofia, neurociências, psicologia.
O resultado da pesquisa será publicado em uma página na Internet e os dados serão registrados também em um documentário que será produzido ao final das análises.
Aprendizagem
Uma das hipóteses que a pesquisa pretende demonstrar é a de que a infância aparece como o tesouro das capacidades de aprendizagem, das capacidades científicas e criativas desde a gestação fetal, sendo estes três pilares elementos fundamentais do desenvolvimento integral da criança.
O estudo quer ampliar o conhecimento psicofisiológico da criança e fornecer embasamento científico para implementar práticas pedagógicas concretas para a Educação Infantil.
A companhia
La Casa Incierta é uma companhia de teatro hispano-brasileira, criada no ano 2000.
É pioneira no campo das artes cênicas para a primeira infância na programação, criação e difusão do que se conhece como Teatro Para Bebês
Em outubro de 2018 La Casa Incierta fez os primeiros monitoramentos, em parceria com a Radioclip Produções, empresa responsável pelo documentário e a publicação na web, utilizando recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC.
Participam da pesquisa, que tem apoio de um instituto holandês, profissionais renomados das áreas de artes, psicologia, pedagogia e multimídia que vêm atuando com La Casa Incierta em projetos focados na Primeira Infância.
Quando
A estudo começou este mês e vai até 1º de junho de 2020.
Os próximos monitoramentos computadorizados serão em Brasília:
Café Frágil
Creche Canarinho – 408 norte
Dia 11 de setembro às 14h, 15h30 e 16h45 Dia 12 de setembro às 14h, 15h30 e 16h45
Espaço Cultural 508 sul
Dia 14 de setembro às 11h e 16h Dia 15 de setembro às 11h e 16h
Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNoticiaBoa
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Mulheres de 50 a 80 anos dançam balé e mostram que idade é só um número; vídeo
Idosa que comprou piano com 84 anos, toca aos 92 e impressiona professor; vídeo
Sai ranking das melhores cafeterias; tem 7 brasileiras na lista
Bairro da Liberdade (SP) é eleito um dos melhores destinos turísticos do mundo
Brasileiro João Fonseca é campeão do ATP 500 da Basileia e não contém as lágrimas
Idoso de 95 anos cria fã-clube de Taylor Swift em casa de repouso
Michael Jackson é o artista morto que mais faturou em 2025; veja ranking da Forbes
Alerta de relógio inteligente salva brasileiro de infarto fulminante
Menino de 9 anos doa células-tronco e salva o pai com leucemia; já tiveram alta
Nícolas Prattes diz que filme “Minha Vida com Shurastey” vai “aquecer o coração”
Brasileira reencontra mulher que a salvou de estupro no metrô de Paris e agradece
Pai faz parto da própria filha em casa no DF; não deu tempo