Ex-refugiado vira empresário e cria jogo pela paz

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Ex-refugiado vira empresário e cria jogo pela paz
Foto: reprodução Washington Post|Foto: reprodução WP

Lual Mayen trabalha num escritório moderno, situado em um bairro moderno de Washington, DC, EUA e está prestes de lançar sua empresa, a Junub Games, e programar seu mais recente produto: um jogo de construção da paz chamado Salaam.

Ele programou a primeira versão do Salaam, que significa “paz” em árabe, enquanto ainda vivia como refugiado, após ter sua casa ser destruída pela guerra no Sudão do Sul, na África.

Mayen nasceu em guerra, mas sua missão é a paz.

“Essa é a coisa da vida”, diz Mayen. “Se você está passando por algo difícil e sobrevive, a próxima coisa é: como você sai disso? Como você utiliza essa oportunidade para melhorar sua vida? ”

E a jornada que começou sua vida se estendeu em uma direção quase insondável. Agora com 24 anos, ele é desenvolvedor de videogames e reside nos Estados Unidos, liderando sua própria empresa e usando as experiências de seu passado para informar seus produtos: jogos voltados à construção da paz e à resolução de conflitos.

Mayen, como as outras crianças do campo no norte de Uganda, jogava futebol, procurava comida no mato e se escondia no subsolo das bombas noturnas lançadas pelo governo sudanês que os moradores chamavam de “antílope”.

Mayen passou a maior parte de sua jovem vida duvidando que viveria para ver o dia seguinte. Ele nunca teve comida suficiente. Seus amigos foram recrutados como crianças soldados.

Bombas caíam regularmente do céu. Suas duas irmãs mais velhas morreram de doenças durante a viagem. Embora ele fosse jovem demais para se lembrar deles, ele ainda encontra maneiras de honrar a memória deles.

“Somos cinco na minha … somos sete na minha família”, corrige Mayen.

Um jogo para o bem

Em 2017, Mayen foi convidado a servir como consultor do Banco Mundial e recebeu um G Visa para se mudar para os Estados Unidos.

Ele então se conectou com os gerentes do WeWork Labs e ingressou em um programa de incubadora que lhe fornece orientação e recursos de negócios para expandir sua empresa.

Ele está agora trabalhando para lançar seu jogo através de vários patrocínios e parcerias, incluindo um com o jogador da NBA Luol Deng, do Minnesota Timberwolves.

Deng, do Sudão do Sul, descobriu a Junub Games on-line e procurou Mayen, inspirado na missão de Mayen de promover a paz em seu país de origem.

Na nova versão do jogo, os jogadores adotam o papel de refugiado que deve fugir de bombas caindo, encontrar água e ganhar pontos de energia para garantir a sobrevivência do personagem, enquanto o país do jogador viaja de um presente dilacerado pela guerra para uma existência pacífica.

Se o personagem do jogador ficar sem energia, ele será solicitado a comprar mais comida, água e remédios para o personagem com dinheiro do mundo real.

Os fundos vão além do jogo para beneficiar um refugiado vivo por meio de parcerias da Junub com várias ONGs.

O Salaam existe em uma categoria distinta no mundo dos jogos, mas alguns especialistas acreditam que podem ter um impacto legítimo na resolução de conflitos à medida que a indústria de videogames cresce.

Mais de oito em cada 10 adolescentes dizem que possuem um console de jogos ou têm acesso a um, e 90% dos adolescentes dizem que jogam videogame em um computador, console de videogame ou celular, de acordo com uma pesquisa do Pew Center de 2018 .

“[Os jogos] estão se tornando desta maneira onipresente em que as pessoas estão interagindo”, disse Leo Olebe, diretor global de parcerias de jogos do Facebook que se conectou com Mayen no Game Awards de 2018.

“Quando você tem aqueles momentos em que ensina as pessoas a interagir de maneira civilizada, respeitosa, de maneira a promover a paz e a resolução de conflitos versus destruir o mundo, é aí que tudo começa”.

Através de suas transações no jogo, o jogo de Mayen pode oferecer um benefício no mundo real para os refugiados. Ele também procura educar seus jogadores sobre a vida difícil que ele e sua família enfrentaram.

Foto: reprodução WP

Foto: reprodução WP

Com informações do Washington Post

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube