Existe princesa preta sim, Ana Luisa! Não chora! Você é a nossa!

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Existe princesa preta sim, Ana Luisa! Não chora! Você é a nossa!
Ana Luísa - Fotos: Arquivo Pessoal/Luciana Cardoso / Arte SnB||

Uma menina brasileira, de 9 anos, chorou quando chamou uma amiguinha para brincar de castelo e princesa e ouviu “não existe princesa preta”, de uma mulher que estava ao lado, no parquinho.

A criança amargou essa frase durante 5 dias e só depois conseguiu desabafar numa cartinha, que deixou na cama da mãe. Nós conversamos hoje com mãe e filha. (vídeo abaixo)

A história, que aconteceu em Anápolis, Goiás, cortou o nosso coração e a gente fez essa matéria especialmente para essa garotinha linda, chamada Ana Luísa Cardoso Silva… pra dizer que existe princesa preta sim… Uma não, várias! E nós vamos te provar isso, mostrando algumas delas, viu Ana? Além da Tiana, de a Princesa e o Sapo, que você já deve conhecer.

A verdade é que nem todas as princesas pretas vão parar nos livros, nas histórias e nos filmes, sabe por que? É que elas são princesas da vida real, de carne, osso e sentimentos, como você Ana Luisa. Cheias de vida, de beleza, de garra, de resistência, elas jogam por terra padrões antigos, arcaicos, preconceituosos e aos poucos estão conquistando o mundo.

Vamos contar um segredo pra você, Ana: os negros são tão lindos que os brancos vivem querendo imitar. Tomam sol na praia para ficar com a pele bronzeada. Malham na academia para ficar fortes como os negros. Clareiam os dentes para ficar branquinhos como os dos pretos. Você sabia que nos anos 70 e 80 muitos brancos faziam “permanente” para os cabelos ficarem cacheados e cheios como os seus?

Ah, e a voz dos negros? O timbre e a potência vocal dos pretos são impressionantes! Um dom de Deus. (abaixo tem um recado pra você, Ana Luisa)

A história

Ana Luísa escreveu uma carta para a mãe dela cinco dias depois de ouvir de uma mulher que “não existe princesa preta”.

A menina brincava com outra criança no Parque Ipiranga, em Anápolis, a 55 km de Goiânia, quando ouviu essa meia verdade.

Na cartinha, Ana Luísa afirma que ama a Elsa, personagem do filme Frozen.

No texto ela perguntou : “Mamãe, é verdade que não existe princesa preta? Eu fui brincar, a mulher falou. Fiquei triste e com medo de contar para você. Ela falou que não tinha princesa preta. Eu chorei, mamãe”, escreve a menina.

O caso aconteceu do dia 1º, durante um piquenique que a família resolveu fazer no parque e a menina só conseguiu contar para a mãe 5 dias depois, na cartinha que deixou em cima da cama dela.

Ana Luisa disse que chamou outra garota para brincar de castelo e princesa, quando uma mulher loira, sentada num banco próximo à recreação, teria dito para ela que “não existe princesa preta”.

A menina também contou à mãe que um homem, que também estava no local, disse à mulher para não se dirigir às crianças dessa forma. Logo em seguida, ela saiu do banco e sentou em outro lugar da praça.

“Notei que ela estava triste desde aquele dia, mas não quis me contar. Quando eu li a carta, chorei muito. Ela é criança e não entende ainda”, disse a mãe, a humorista Luciana Cristina Cardoso, de 42 anos.

Racismo

Luciana contou que a filha não quer mais voltar ao parque, onde tudo aconteceu e revelou que vai registrar um boletim de ocorrência pelo ato de racismo praticado contra a filha.

A mulher em questão ainda não foi identificada.

Recado para a Ana Luísa

Ana, existem princesas pretas sim. São jovens lindas como você e a gente pesquisou algumas para te provar isso. São garotas que encantam pela beleza, talento e determinação.

Recentemente o mundo aplaudiu a Miss Universo da África, a Zozibini Tunzi, que recebeu a coroa como a mulher mais bonita do planeta, lembra?

Aqui no Brasil temos a cantora Iza, que esbanja beleza, voz e talento.

Tem também a jornalista Maju Coutinho, que brilha toda tarde como apresentadora do Jornal Hoje, a também jornalista Luciana Barreto, da CNN Brasil, a atriz Taís Araujo, uma das protagonistas da novela das 9 da TV Globo, Amor de Mãe… e tantas outras que marcaram a história do Brasil por outros motivos.

Veja aqui outras 10 mulheres pretas que fizeram história no nosso país e nem todo mundo conhece:

Um outro site divulgou no ano passado a lista das 7 negras consideradas as mais lindas do mundo. Veja aqui.

Se você preferir assistir, tem um vídeo no Youtube com as 10 mulheres negras mais lindas do mundo. Veja aqui.

A verdade

A verdade, Ana Luisa, é que são tantas pretas importantes no Brasil e no mundo, que passaríamos dias aqui pesquisando para te mostrar.

Então, essa matéria é só pra você saber que existem princesas pretas sim! Que aquela mulher estava enganada.

Ah, agora você é uma delas, a princesa do SóNotíciaBoa, tá?

Um beijo de toda nossa equipe pra você!

E não fica triste, não! Gente preconceituosa não merece a sua tristeza.

Cartinha da Ana Luísa para a mãe - Foto: Luciana Cardoso/Arquivo Pessoal

Cartinha da Ana para a mãe – Foto: Luciana Cardoso/Arquivo Pessoal

Assista abaixo a entrevista que fizemos com mãe e filha:

Youtube tumbnail video

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube