Alunos criam protetor solar com óleo de buriti para trabalhadores de baixa renda

Estudantes do Crato, no Ceará, desenvolveram um protetor solar feito à base de óleo de buriti para proteger trabalhadores de baixa renda, que ficam debaixo de sol forte do nordeste, na extração de calcário no Vale do Buriti, em Santana do Cariri.
A ideia, para proteger pessoas que não têm dinheiro para comprar filtro solar, foi dos alunos Eron Pinheiro e Fidel Morais, que cursam o 3º ano do ensino médio, no Colégio Pequeno Príncipe.
Os estudantes conseguiram desenvolver o produto com orientação do professor de química, Cícero Teixeira e de geografia, Jefferson Feitosa. Agora o protetor solar Ultra Buriti entrou em fase de testes.
O protetor
Os estudantes estão trabalhando a fórmula do produto desde dezembro de 2019.
O protetor tem um mix de ativos naturais, com fator de proteção e hidratação e um bom custo benefício.
Ele tem uma fusão de fatores de proteção e de hidratação natural que carrega propriedades específicas para o cuidado e proteção da pele.
“Eles desenvolveram o PH e o Fator de Proteção Solar, FPS. Concluindo essa etapa final estaremos com o filtro protetor solar preparado”, disse o professor Cícero à Cariri Revista.
Os próximos passos são criar uma embalagem sustentável e tornar o produto acessível para pessoas com baixa renda.
Buriti
Os alunos escolheram o Buriti como princípio ativo pela capacidade da fruta de absorção dos raios ultravioleta.
Alunos e professores decidiram dar o nome de Ultra Buriti após conhecerem a rotina dos trabalhadores do Vale do Buriti, em Santana do Cariri, que passam horas debaixo de sol forte diariamente.
Os estudantes contam que a experiencia veio da vontade de realizar um projeto científico com cunho social.
“Isso é muito gratificante”, disse o estudante Fidel Morais.
Com informações da Cariri Revista
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Garçom que morou na rua fatura R$ 4,5 mil em um dia vendendo morangos cravejados, em Itajaí
Ana Hickmann se casa com Edu Guedes após se libertar de relação tóxica; vídeo
Rey Vaqueiro e equipe sao salvos de jato que saiu da pista e pegou fogo no RN; vídeo
Mãe de 19 anos dá à luz trigêmeos em parto raro no Pará: “Vivendo um sonho”
João Gomes transforma passagem de som em show para trabalhadores do Rock in Rio; vídeo
Homem espalha flores, embeleza rua de Belém e surpreende moradores com gentileza; vídeo
Filho de 11 anos recebe mãe cansada com jantar, viraliza e repete surpresa no dia seguinte; vídeo
Brasil registra a menor taxa de analfabetismo da história: menos de 5%
Homem da roça leva caramelo no colo para não queimar as patinhas no calor do PI; vídeo
Michael J. Fox ganha prêmio por acelerar pesquisas do Parkinson: “chegando perto” da cura
Campanha de Dia das Crianças arrecada presentes para acolhidos no DF; saiba como ajudar
Idoso carinhoso penteia o cabelo da mulher: “Vou sempre fazer isso, Cabocla”; vídeo