Asma: brasileiros conseguem bloquear avanço da alergia

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Asma: brasileiros conseguem bloquear avanço da alergia
Bombinha para asma - Foto: Wildan N.Afriansyah / Flickr

Esperança para quem sofre de asma alérgica. Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP conseguiram bloquear o avanço da doença em cobaias e agora pensam em uma vacina para humanos.

O estudo deles foi publicado no conceituado Journal of Allergy and Clinical Immunology.

Reportagem da revista da Fapesp, órgão que financia o estudo, diz que os pesquisadores aumentaram a quantidade de uma determinada proteína e isso bloqueou os linfócitos, responsáveis pela produção de citocina, que desencadeia a progressão da doença.

O professor João Santana da Silva, coordenador do grupo de pesquisadores, explica que a ideia do estudo surgiu com experimentos realizados no laboratório da FMRP.

“Mostramos que em camundongos com deficiência de Blimp-1 específicos para células T, a exclusão de Blimp-1 em células T piorou a doença das vias aéreas, e essa piora foi inibida pela neutralização da IL-9”, diz a publicação científica.

Vacina

Desvendado o caminho, o estudo agora é para descobrir qual medicamento pode ser usado como uma vacina, por exemplo.

Os próximos passos são os estudos em humanos para comprovar a eficácia da descoberta.

Os pesquisadores também buscam investidores que queiram aplicar US$ 5 milhões na criação de uma empresa que vai estudar e produzir comercialmente medicamentos para várias doenças, incluindo a asma.

Com informações do JornalDaUsp

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no: