Cartão de crédito terá que cobrar dólar do dia compra a partir de março

Boa notícia para quem viaja e faz compras no exterior. O susto na hora de pagar o cartão de crédito, quando chega a fatura, está com dias contados, como adiantou o SNB.
Por determinação do Banco Central, a partir de março as empresas que administram cartões de crédito terão que usar a cotação do dólar do dia em que a compra foi feita, para calcular a dívida do cliente. Hoje é cobrado o dólar data do fechamento da fatura.
Assim, as compras feitas em moeda estrangeira com cartão de crédito chegarão na fatura, obrigatoriamente, com o valor da cotação do dia em que foram realizadas.
O consumidor poderá para prever melhor quanto dará a compra feita em moeda estrangeira no cartão de crédito, em um momento de fortes oscilações do dólar.
Mas não barateia a conversão, já que o dólar do dia da compra pode ser maior que o do fechamento da fatura. Aí é uma questão de sorte.
A mudança foi estabelecida por norma do Banco Central (BC) em 2018, detalhada em circular de outubro de 2019 e entra em vigor no mês que vem.
As empresas também terão que divulgar informações sobre as taxas de conversão do dólar dos EUA para reais utilizadas no cálculo, inclusive em canais eletrônicos de atendimento ao cliente. O valor deverá ser detalhado com quatro casas decimais
Como
Cada instituição vai adiciona um spread, ou seja, uma taxa extra, que costuma girar em torno de 4%. Com esse acréscimo, o valor cobrado fica similar ao do dólar turismo.
Se os gastos forem em outras moedas, diferentes do dólar americano, o banco realiza duas conversões – do real para o dólar e do dólar para a outra moeda -, o que significa que são cobradas duas taxas de câmbio e dois spreads diferentes.
Importante lembrar que, sobre as compras em moeda estrangeira utilizando cartão de crédito, incide um Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) de 6,38%.
Porém o IOF para compra de moeda estrangeira em espécie é consideravelmente menor, de 1,1%, então ainda é melhor fazer as compras em dinheiro vivo.
Com informações do InfoMoney
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no:

Caem pobreza e desigualdade e aumenta a renda do brasileiro: melhor da história, diz IBGE
Expectativa de vida sobe no Brasil: mulheres encostam nos 80 anos, revela IBGE
Médico que abriu empresa de saúde mental vai faturar R$ 56 milhões
Candidata brasileira homenageia Nossa Senhora Aparecida no Miss Universo
Avô dirige 600km de fusca para levar quadriciclo ao netinho; vídeo
Anitta recusa show que seria pago com dinheiro público no nordeste; vídeo
Veneno de escorpião poderá ser usado para combater câncer de mama; estudo brasileiro
Brasil zera transmissão do HIV de mãe para filho; menor índice de mortes por Aids em 30 anos
Herói: paramédico de folga salva menina de incêndio em casa
Bombeiros salvam mulher que teve parada cardíaca após atropelamento no DF
Tocar e ouvir música pode reduzir demência em 35%, em idosos, revela estudo
Mariah Carey passa Taylor Swift e lidera ranking de streaming com sucesso de Natal