Cientistas criam spray antiviral: desinfeta superfícies e protege por 90 dias

Um desinfetante que protege superfícies de forma significativa, por até 90 dias, contra bactérias e vírus, entre eles, o coronavírus. Ele é em spray e forma uma película antiviral.
O chamado MAP-1 levou 10 anos pra ser produzido e foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Ciência e Tecnologia de Hong Kong (HKUST).
A substância pode ser pulverizada em superfícies usadas pelo público, como corrimãos, botão de elevador, de luz, entre outros, para evitar a propagação de doenças com a covid-19.
“Esses lugares são freqüentemente tocados e, ao mesmo tempo, servem como um meio muito eficaz para a transmissão de doenças”, disse Joseph Kwan, professor adjunto da HKUST, um dos principais pesquisadores.
Como
O revestimento spray foi criado a partir de milhões de nanocápsulas contendo desinfetantes que permanecem eficazes na morte de bactérias, vírus e esporos, mesmo após a secagem, disse Kwan.
O professor disse que a eficácia do MAP-1 é aumentada por polímeros sensíveis ao calor que encapsulam e liberam desinfetantes no contato humano – ao contrário dos desinfetantes comuns, como água sanitária ou álcool.
Ele também garante que o spray não tóxico é seguro para a pele e o meio ambiente.
O MAP-1 foi aprovado para uso oficial e em massa pelos consumidores da China em fevereiro, após testes clínicos em um hospital de Hong Kong e uma clínica no início do ano.
Vendas
Ele estará à venda nas lojas de Hong Kong no próximo mês, mas já foi pulverizado nas casas de mais de mil famílias de baixa renda na cidade, com a ajuda de uma instituição de caridade.
“Sinto que isso fortaleceu nossa proteção contra o vírus”, disse Law Ha-yu, mãe de dois filhos que vive numa das casas pulverizada recentemente.
Shopping centers, escolas e instalações esportivas de Hong Kong também usam o revestimento, segundo os pesquisadores.
A Germagic, uma unidade do parceiro industrial da universidade, Chiaphua Industries Ltd, planeja introduzir versões de 50 e 200 ml para uso doméstico, com preços que variam de 200 a 500 reais.
Com informações da News Sky
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no:

Banido do WhatsApp? Veja como recuperar a conta se você perdeu o acesso ao número
Coleta de sangue sem picada de agulha: tecnologia já está sendo vendida a hospitais; entenda
Europa faz primeira transmissão de 5G via satélite: leva internet a qualquer lugar do planeta
Depressão: vendas do 1º dispositivo para tratamento em casa começaram nos EUA
Veja quem é o autor dos Aliens Hilários que fazem piadas e divertem nas redes; vídeo
Idoso de 78 anos estuda IA, consegue emprego e vira diretor em empresa de tecnologia
STJ condena ministro por assédio de mulheres e aplica perda do cargo pela primeira vez
A$AP Rocky comemora que Rihanna ganha mais que ele e revela novidade; vídeo
Filme Michael volta aos cinemas no aniversário do Rei do Pop; ingressos já estão à venda
Cavalo que ficou cego volta a competir e vence de novo: “Braille equino”; vídeo
Menino generoso faz amigos cortarem o bolo junto com ele na festa de 10 anos; vídeo
Brasileiro Gui Santos vai ganhar mais do que o astro LeBron James na NBA; veja o motivo